Certificação Português Língua Estrangeira

CAPLE

A certificação da proficiência linguística em Português Língua Estrangeira é realizada pelo Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira – CAPLE, uma Unidade orgânica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, dotada de autonomia científica e desenvolvendo a sua atividade nos domínios da avaliação e da certificação da proficiência em português língua estrangeira (PLE), da formação e da investigação relevantes para aqueles domínios, reconhecidos pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.,  e pelo Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação.

Os exames de PLE do CAPLE, unicamente destinados a cidadãos estrangeiros, são aceites para efeitos de estudos, carreira académica, emprego, obtenção de nacionalidade portuguesa, etc., por diferentes entidades e instituições nacionais e estrangeiras. Os seis exames oferecidos avaliam a competência em português como língua estrangeira  correspondente aos seis níveis (A1 a C2) do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), independentemente do seu percurso de aprendizagem desta língua e do local onde a desenvolveram. A sua aplicação é feita na rede dos mais de 100 LAPE existentes no mundo, sob a responsabilidade dos respetivos coordenadores.

Consulte a página do CAPLE para conhecer as características de cada exame e os locais de aplicação de exames.


Camões Júnior – e-certificação Português Língua Estrangeira

O exame de Português Língua Estrangeira CAMÕES JÚNIOR é um exame progressivo, dirigido a um público juvenil, em formato e‑Certificação/e‑assessment, que certifica as aprendizagens realizadas ao longo do percurso no ensino secundário, através de um certificado do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e valoriza o currículo de acesso ao mundo académico ou de entrada no mundo profissional.

Permite realizar a avaliação externa dos alunos em português língua estrangeira e aferir, através de um único exame, de dificuldade progressiva, a competência global dos candidatos nas áreas da Compreensão Oral e da Expressão Oral (50% da cotação total), da Leitura e da Escrita (50% da cotação total), expressando o resultado global através de uma escala 0‑100, com linhas de corte fixas e situando os candidatos no nível de proficiência A1, A2 ou B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).

O exame é constituído por quatro partes e tem a duração total de 120 minutos:

  • Parte 1 – Compreensão Oral (25 minutos);
  • Parte 2 – Expressão Oral (10 minutos);
  • Parte 3 – Leitura (45 minutos);
  • Parte 4 – Escrita (40 minutos).

Realiza‑se em formato digital, com recurso a uma plataforma eletrónica de e‑assessment (TAO), o que torna o processo mais eficiente e eficaz, simplificando a aplicação de prova, reforçando a uniformidade de administração e otimizando os procedimentos de classificação.

O exame inclui, como suportes, textos áudio, textos escritos e imagens, integrando itens de seleção (escolha múltipla, associação e completamento) e itens de construção (resposta restrita e resposta extensa). A Parte 4 – Escrita – é constituída por um item de resposta restrita e por um item de resposta extensa, com os limites, em número de palavras, de 40‑60 palavras e de 100‑120 palavras, respetivamente.

O exame Camões Júnior foi concebido de modo a responder ao modelo conceptual da ALTE (Association of Language Testers in Europe) e a respeitar os princípios considerados essenciais para garantir as qualidades de fiabilidade e de validade (validade de contexto, validade cognitiva e validade de classificação), adequando-se à sua finalidade.

O exame pode ser realizado por jovens, entre os 12 e os 17 anos, de qualquer género ou religião. Os candidatos não podem ser nacionais de países de língua oficial portuguesa.

Acesso demonstração: https://exames.instituto-camoes.pt/tao/Main/login 


EUA – Exame NEWL

O NEWL® é uma avaliação de língua online, disponível em português. Os exames NEWL medem a proficiência linguística funcional através de quatro competências: compreensão da leitura e compreensão do oral, expressão oral e expressão escrita.

Estes exames de proficiência linguística permitem a atribuição aos alunos do ensino secundário — tanto os aprendentes de línguas estrangeiras tradicionais como os aprendentes de herança — com relatórios de classificação similares aos AP® que podem ser usados para se candidatarem às universidades no âmbito do ensino superior americano através de créditos e / ou colocação.

As pontuações do NEWL foram previamente aceites por várias universidades de prestígio, incluindo a Universidade de Maryland, Universidade DePaul, Universidade Purdue, Universidade de Cornell e outras. Um número crescente de Estados também aceita as classificações do NEWL como medida de proficiência para o Selo de Biliteracia.

Mais informações: NEWL