13.ª Edição da Strangloscope | Mostra Internacional de Áudio, Vídeo / Filme e Performance Experimental
Descrição
Decorre, entre 19 e 27 de março de 2021, a 13.ª edição da Strangloscope - Mostra Internacional de Áudio, Vídeo / Filme e Performance Experimental, em formato on-line.
Tendo por tema "O Antropoceno ou como apagar o rastro humano do planeta", a mostra propõe-se a criar um ambiente imersivo de trocas para artistas de media experimental apresentarem os seus trabalhos, partilharem técnicas e saberes acerca da nossa contemporaneidade.
Ao longo da mostra serão realizados workshops, masterclasses, performances sonoras e de cinema expandido, para além de sessões de filmes, lançamentos de livros e apresentações de som experimental de diversos artistas brasileiros e de outros países, tais como a Alemanha, Inglaterra, Portugal, Argentina, México, Japão, Chile, Austrália e Finlândia.
A pesquisadora e artista portuguesa Tânia Dinis apresenta a performance “Álbuns da Terra III”, no dia 22 de março, às 22h00 (Brasil). A artista desenvolve, desde 2011, trabalho de pesquisa e criação sobre intimidade, arquivo de família, documentação e relação entre tempo-imagem-memória-sonho, que compõem a série “Arquivo de Família”, na qual se insere “Álbuns da Terra III”.
Outra presença portuguesa é a do realizador Alexandre Alagôa, selecionado para participar na mostra de cinema com o filme “Grid”.
A Mostra Strangloscope tem direção artística e curadoria do Duo Strangloscope, coordenação geral de Hans Spelzon e produção da Prama Comunicação e da Caprisciana Produções. Tem apoio do Goethe Institut e do Camões - Centro Cultural Português em Brasília. O patrocínio é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro / Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria Especial de Cultura / Ministério do Turismo / Governo Federal através da Lei Aldir Blanc.
Mais informações e programação disponíveis aqui.