22.ª Cena Contemporânea - Festival Internacional de Teatro de Brasília
Descrição
A 22.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Brasília - Cena Contemporânea decorre entre os dias 1 e 10 de julho de 2021, em formato virtual, com transmissão pelo canal de Youtube do Cena Contemporânea.
Explorando os temas de identidade, memória, inclusão e futuro, a programação apresenta espetáculos de Portugal, França, Chile, Peru, Uruguai e Brasil.
Com direção e curadoria de Guilherme Reis, o Festival abre com o espetáculo “Corpo e Identidade”, do dançarino, coreógrafo e designer francês Smaïl Kanouté, no dia 1 de julho de 2021, às 21h00 (horário de Brasília).
A memória está presente nos dois espetáculos trazidos de Portugal para o Cena Contemporânea, que promove também uma série de conversas no quadro “Encontros do Cena”, com diálogos sobre memória, afeto e revolução.
No dia 3 de julho de 2021, será apresentado “Reconciliação”, de Patrícia Portela e de Alexandre Dal Farra, uma coprodução Brasil-Portugal que esteve em cena no Teatro Municipal do Porto, no âmbito do FITEI. A partir da justaposição de vários “quadros” do mundo, Alexandre Dal Farra e Patrícia Portela formam uma paisagem de memórias e de imagens das últimas duas décadas no Brasil e em Portugal.
No dia 6 de julho de 2021, o rock como expressão poética (e as memórias do rock) estará presente no espetáculo “Estro-Watts – Poesia da Idade do Rock”, de Gonçalo Amorim e Paulo Furtado, uma produção do Teatro Experimental do Porto.
Os espetáculos serão apresentados sempre às 21h00 (horário de Brasília), com exceção do domingo, que será às 20h00. Cada apresentação poderá ser vista até três dias após a estreia no canal do Festival.
A 22.ª Cena Contemporânea conta com o patrocínio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF e da Funarte e Iberescena. A participação portuguesa conta com o apoio do Camões - Centro Cultural Português em Brasília.
Para a programação completa e visualização, aceda aqui.