Banguecoque: EUNIC Tailândia | Conferência "Creatives for Climate Action - Thailand"

Calendário
Camões, I.P.
Data
26.06.2024 - 27.06.2024
Localização
Banguecoque

Descrição

Decorre nos dias 26 e 27 de junho de 2024, no Thailand Creative & Design Center (TCDC), em Banguecoque, a conferência Creatives for Climate Action - Thailand (CCAT), um projeto da rede de Institutos Nacionais de Cultura da União Europeia na Tailândia (Cluster EUNIC Tailândia), coorganizada com a Creative Migration (International Arts Organization), em colaboração com a Creative Economy Agency (Public Organization), que juntará participantes europeus e tailandeses da indústria criativa cultural para debaterem a sustentabilidade e a ação climática no sector cultural da Tailândia.

O cenário cultural e criativo da Tailândia está preparado para uma transformação sustentável e a CCAT procurará ser uma plataforma para o desenvolvimento de um kit de ferramentas bilíngue, com testemunhos e sugestões das melhores práticas de gestão sustentável de eventos. Este kit deverá incluir informações tangíveis e úteis a criativos tailandeses e profissionais de todo o mundo, respondendo às necessidades locais de implementação e promoção da ação climática na Economia Criativa.

A CAAT conta com participantes da Europa e da Tailândia, incluindo organizadores de festivais, especialistas em sustentabilidade e legisladores. Portugal marcará presença com a participação de Sofia Machado, representante do Festival Boom, pioneiro na abordagem global sustentável de eventos culturais a grande escala.

O Boom é um festival bienal multidisciplinar, sustentável e intercultural que acontece nas margens da lagoa de Idanha-a-Nova, em Portugal. Nascido há 20 anos, o Boom é atualmente um dos principais eventos da cultura alternativa em todo o mundo. O respeito entre todos os seres e a natureza, a unidade, o amor e a interligação são apenas alguns dos princípios que constituem a sua espinha dorsal. Através de experiências transformadoras, o Boom visa não só aumentar a consciencialização, mas também alcançar uma mudança de mentalidade individual e coletiva. Ao longo da sua evolução, foram desenvolvidos vários projetos ambientais pioneiros que conquistaram reconhecimento internacional, como o desenvolvimento de um sistema de tratamento biológico de água, uma Bike Village, a utilização de casas de banho secas e energias renováveis, bem como o cultivo de jardins em todo o local, numa abordagem global sustentável a todas as componentes do festival.

Participação mediante inscrição online aqui.

O evento conta com apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. que é membro fundador do cluster EUNIC Tailândia.