Brasília: Dança em Trânsito 2020 | DESFRONTEIRAS | em formato online

Calendário
Camões, I.P.
Data
15.08.2020 - 22.08.2020
Localização
Brasilía
Url
www.dancaemtransitoonline.com

Descrição

A 18.ª edição do Festival Internacional de Dança Contemporânea Dança em Trânsito decorre entre 15 a 22 de agosto de 2020, num formato online e gratuito.

Bailarinos, companhias de dança, coreógrafos, professores, estudantes e críticos de 68 cidades espalhadas por 18 países – Brasil, Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, Chipre, Egito, Espanha, E.U.A, França, Índia, Inglaterra, Israel, Itália, Portugal, Suíça, Taiwan e Uruguai – trabalham remotamente, através de criações online e parcerias inéditas, residências artísticas de intercâmbio e de criação, projetos formativos com palestras e aulas, oficinas e conversas.

Uma das novidades do festival é o projeto Criações inéditas - Solos Online. A proposta consiste na formação de uma dupla formada por um coreógrafo e um artista que estejam obrigatoriamente em cidades diferentes, dentro ou fora do Brasil, para a criação e apresentação de um solo inédito.

A curadoria realizada pelas diretoras do festival Giselle Tápias e Flávia Tápias, e ainda por Carmem Luz (Rio de Janeiro), Leonel Brum (Fortaleza), Annette Jeannot (Paris, França) e Pedro Senna Nunes (Lisboa, Portugal) selecionou 9 dos 287 solos inscrito s, conce bidos em parcerias – muitas inéditas – como as de Vini Mossi (Erechim, RS) e Gaetán Jamard (Bordeaux, França); João Saldanha (Rio de Janeiro) e Marcos Tó (Belo Horizonte); Andréa Bergallo (Viçosa, MG) e Ana Vitória (Lisboa, Portugal); Henrique Castro (Fortaleza) e Fabrice Ramalingom (Montpellier, França); Marcia Regina (Brasília) e Fausto Ribeiro (Montevidéu, Uruguai); e Edson Beserra (Brasília) e Martha Hincapie (Berlim, Alemanha). Os solos serão apresentados em 16/8, às 17h; 17/8, às 14h e 19h; 20 e 21/8, às 17h, e no dia 22/8, às 11h.

O projeto Criações inéditas - Solos Online conta com o apoio do Camões – Centro Cultural Português em Brasília.

Ainda no âmbito do Festival, destaca-se a participação do poeta e ensaista Luís Serguilha, no projeto formativo do Festival. No dia 17/8, às 17h00 (hora de Brasília), decorrerá a “palestra-aula” orientada pelo ensaista português. O público poderá inscrever-se gratuitamente para assistir e interagir com os participantes pelo site www.dancaemtransitoonline.com  

 

Dança em Trânsito


Criado em 2002, o Dança em Trânsito é um festival internacional de dança contemporânea que tem por objetivo valorizar, promover e democratizar esta expressão artística, seja pelo intenso intercâmbio entre artistas e companhias do Brasil e do exterior, como também pela itinerância, percorrendo desde as grandes cidades até pequenas localidades no interior do Brasil, em teatros ou espaços públicos.

O festival é parte do projeto “Ciudades Que Danzan”, que reúne 41 cidades em diversas partes do mundo com o intuito de difundir a dança contemporânea. Desde a sua criação, o Dança em Trânsito já apresentou mais de 90 companhias de 16 países em 18 cidades de nove estados brasileiros, para um público de mais de 48 mil pessoas.

Programa completo em www.dancaemtransitoonline.com