Buenos Aires: EUNIC Argentina | Celebração do Dia Europeu das Línguas
Descrição
No dia 26 de setembro de 2024, no âmbito da celebração do Dia Europeu das Línguas, terá lugar no Instituto de Enseñanza Superior en Lenguas Vivas, Dr. Juan Ramón Fernández (IESLVJRF), uma atividade promovida pelo Cluster EUNIC na Argentina em colaboração com o IESLVJRF.
O objetivo da presente atividade é a celebração da pluralidade linguística e a riqueza cultural daí decorrente, dinamizando, para o efeito, uma sequência de atividades que irão desde micro-classes em línguas diversas à leitura de um poema, também em várias línguas, da poetisa polaca Wislawa Szymborska (mediante traduções facultadas pela Embaixada da Polónia), vencedora do Prémio Nobel da Literatura em 1996. O evento terá lugar durante o horário escolar, das 14h00 às 18h00, e estará aberto à comunidade em geral.
Recorde-se que o cluster EUNIC é constituído por embaixadas e centros culturais europeus representados no país, centrando-se na promoção de atividades culturais desenvolvidas em parceria pelos mesmos. O evento em questão mobiliza a participação de: o Instituto Italiano de Cultura, a Alianza Francesa, o Goethe-Institut, o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., o CCEBA (Instituto Cervantes), assim como as Embaixadas da Áustria, da Eslovénia, da Roménia e da Polónia.
O IESLVJRF é uma das instituições modelo de plurilinguismo mais completas na Argentina, quer pelas formações que faculta (quatro licenciaturas de formação de professores de Inglês, Francês, Português e Alemão, bem como quatro licenciaturas em tradução nestas mesmas línguas), quer pelo facto de abranger os vários ciclos de ensino até ao nível pré-universitário, permitindo práticas didáticas integradas.Oferece igualmente outras línguas estrangeiras (como, por exemplo, Árabe e Russo), numa dinâmica de abertura à diversidade linguística em vários domínios e formas de concretização. Promove igualmente a formação em Espanhol como língua estrangeira destinada à comunidade em geral. No que se refere à Língua Portuguesa, o Instituto integra o Leitorado de Português do Camões, I.P., o Camões – Centro de Língua Portuguesa em Buenos Aires e o Centro de Exames de Português Língua Estrangeira (CAPLE).
Esta iniciativa conta com apoio da Embaixada de Portugal em Buenos Aires e do Camões, I.P.