České Budějovice: Apresentação da exposição "Família Perdida: fotografias do Bairro 6 de Maio"
Descrição
Terá lugar, no dia 25 de maio de 2024, na Galeria de Arte Alšova Jihočeská Galerie, na cidade de České Budějovice, a abertura da exposição "Família Perdida: fotografias do Bairro 6 de Maio", da autoria de Čeněk Folk, com a curadoria de Jiří Ptáček. A exposição abre ao público no dia 26 de maio de 2024.
Esta exposição é o resultado das duas estadias do fotógrafo checo Čeněk Folk no Bairro 6 de Maio, nos arredores de Lisboa, em 2015 e 2023. Durante este intervalo de tempo, a “paisagem” do Bairro 6 de Maio mudou drasticamente. Folk combina fotografia e imagens em movimento para relatar um ambiente que, apesar da sua exclusão, criou, durante décadas, lares para uma comunidade agora extinta.
Čeněk Folk estudou Teoria e História do Cinema e da Cultura Audiovisual na Universidade Masaryk em Brno e Fotografia na Escola de Cinema e de Televisão da Academia de Artes Cénicas de Praga. O seu trabalho encontra-se enraizado na tradição do documentário fotográfico. Atualmente mora em Tábor e trabalha como professor na Escola Secundária de Arte e Design St. Agnes em Český Krumlov. Os arquivos da exposição "Família Perdida: fotografias do Bairro 6 de Maio" mostram o seu envolvimento e ligação emocional na abordagem aos temas.
A exposição estará patente até ao dia 22 de setembro de 2024 e conta com o apoio do Camões, I.P.