Luxemburgo: Duas performances de Andresa Soares e Vânia Rovisco no Camões - Centro Cultural Português no Luxemburgo

Alípio Padilha

Descrição

A Embaixada de Portugal e o Camões - Centro Cultural Português no Luxemburgo organizam um programa de duas performances que terá lugar no Centro Cultural Português, 4, Place de Joseph Thorn, L – 2367, no dia 21 de junho de 2021, pelas 19h00, com os temas: Combustão, de Andresa Soares e Repérages 20’ de Vânia Rovisco.

Sobre Andresa Soares: 

Andresa Soares é coreógrafa, bailarina e atriz. A sua formação dividiu-se entre as artes plásticas e a dança e, desde cedo, iniciou a sua atividade como criadora nas artes performativas tendo até então realizado mais de 20 criações. Em 2002  fundou a "Máquina Agradável" que co-dirigiu com Lígia Soares até 2014. Como intérprete trabalhou com José Laginha, Luís Castro, Nuno M. Cardoso, Ricardo Aibéo, Michel Simonot, Vera Mantero, Sílvia Pinto Coelho, Maria Ramos, BLITZ – Theatre Group entre outros e participou em alguns filmes e curtas-metragens.

Leccionou vários workshops de dança e composição coreográfica. Pontualmente trabalha como directora de arte ou assistente de decoração em cinema onde colaborou com realizadores como Miguel Gomes, João Nicolau e João Pedro Rodrigues.

O seu trabalho tem sido apresentado em Portugal, Alemanha, França, Espanha e Brasil.

Sobre Vânia Rovisco: 

Vânia Rovisco, define-se desde 2008 como artista visual performativa. Tirou o curso para intérpretes no Fórum Dança (1998 – 2000). De 2001 a 2007 integrou na companhia Meg Stuart/ Damaged Goods. Desde 2003 faz direção de movimento de várias peças de teatro:  "Al Berto" de João Brites; "A Mãe" de Gonçalo Amorim (considerada pela crítica uma das dez melhores peças de teatro em 2009). Desempenhou o papel central no filme/instalação “Dédale” do artista visual e cineasta Pierre Coulibeuf.

Desde de 2006 tem vindo a desenvolver o seu próprio percurso de pesquisa sobre o corpo performado (espaços convencionais de apresentação) e o corpo instalado (essencialmente galerias). 

O seu projeto Reacting to Time - portugueses na performance lida com o arquivo e transmissão de obras a partir de finais dos anos 60. Fez a curadoria e direção do curso de 4 meses do Fórum Dança - PACAP 3 - Programa Avançado de Criação em Artes Performativas em 2019. Continua a trabalhar como performer, mentora, pedagoga e autora.