Estocolmo: Participação portuguesa no Festival de Cinema Europeu 2023
Descrição
A edição de 2023 do Festival de Cinema Europeu terá lugar de 23 a 26 de novembro de 2023, no Zita Folket Bio, em Estocolmo.
O Festival é organizado com o apoio da Comissão Europeia e do grupo de institutos culturais EUNIC Estocolmo, do qual faz parte o Leitorado Camões I.P. Um conjunto de 13 países apresentará uma seleção dos melhores e mais recentes filmes europeus, premiados a nível nacional e internacional.
Portugal participará com o documentário “Silêncio - Vozes de Lisboa”, de Judit Kalmár e Céline Coste Carlisl, que será exibido no dia 25 de novembro, às 19h15, na Embaixada de Portugal em Estocolmo.
Judit Kalmár e Céline Coste Carlisle são duas cineastas europeias que vêm de áreas diferentes: Céline é uma artista visual suíço-portuguesa com formação em música, e Judit é uma jornalista húngara com anos de experiência mediática. Lisboa, onde Céline se instalou em 1999, foi a ligação entre elas.
Sinopse:
"Silêncio – Vozes de Lisboa" é um documentário que tem como pano de fundo uma Lisboa gentrificada. Acompanhamos Ivone Dias e Marta Miranda, duas artistas femininas de gerações diferentes que lutam pela sobrevivência da sua arte e da sua comunidade. A sua linguagem comum é o fado, um estilo de música tradicional que fala sobre a luta diária da vida. Com a sua história tecida por letras, o filme explora a relação entre as fadistas e o mundo que as rodeia em constante mudança.
Os rendimentos da venda de ingressos irão apoiar a Academia da Universidade Nacional de Ostroh, que foi fundada em 1576. A universidade está atualmente a prestar assistência a mais de 200 pessoas deslocadas internamente, incluindo muitas crianças
Este evento conta com apoio da Embaixada de Portugal na Suécia e do Camões, I.P.
Mais informações e programação completa aqui.