Fórum das Letras de Ouro Preto – Dia Mundial da Língua Portuguesa 2021
Descrição
O Fórum das Letras de Ouro Preto e o Camões – Centro Cultural Português em Brasília celebram o Dia Mundial da Língua Portuguesa, entre os dias 5 e 7 de maio de 2021. Serão realizadas três mesas com a participação de historiadores, sociólogos e agentes culturais do Brasil, de Portugal, Moçambique e Cabo Verde.
Mesa 1 - 05 de maio, às 11h00 (fuso horário do Brasil)
A pandemia e outros desafios da contemporaneidade para a união entre os países de língua portuguesa
De que forma a crise sanitária, com o consequente confinamento, provocou uma transformação nas relações humanas a nível global? Até que ponto a pandemia pode ter afetado o diálogo entre os países de língua portuguesa? Que medidas poderiam ser tomadas para uma maior aproximação entre esses países em um contexto tão dramático?
Estas questões servirão de base ao diálogo entre Paulo Markun (Brasil), Rui Tavares (Portugal), Jorge Ferrão (Moçambique). Moderação: Francis Mazoni (Coordenador da Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa da Câmara Brasileira do Livro).
Mesa 2 – 06 de maio, às 11h00 (fuso horário do Brasil)
Como publicar e divulgar um livro nos países de língua portuguesa?
A literatura e o mercado de livros, de forma geral, beneficiariam muito com um maior intercâmbio de livros e autores entre os países de língua portuguesa. Contudo, muitas vezes, o desconhecimento sobre formas de estabelecimento dessas pontes dificulta este fluxo, que seria muito positivo, até mesmo em termos económicos. Por que esse intercâmbio nem sempre acontece? Que políticas culturais poderiam ser implementadas para ampliar essas relações?
Elisa Lucinda (Brasil), Filinto Eliseo (Cabo Verde), Tito Couto (Portugal) são os participantes desta mesa moderada por Mônica Gama (Universidade Federal de Ouro Preto).
Mesa 3 – 07 de maio, às 11h00 (fuso horário do Brasil)
A mutação dos festivais literários na era digital
Os festivais literários de curta duração são um fenómeno relativamente recente. Alguns realizavam já parte das suas atividades na internet, mas o que teria sido um desenvolvimento lento em condições normais, acelerou-se consideravelmente com o advento da pandemia. Nesta conversa, alguns dos principais organizadores desses eventos em países de língua portuguesa conversam sobre como se reinventaram para a adequação aos novos desafios.
Participam neste debate José Pinho (FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos – Portugal), Amosse Mucavele (Festa Literária Templos de Escrita – Moçambique), Guiomar de Grammont (Fórum das Letras – Brasil). Moderação: Leonardo Neto (Publishnews).
O acesso às mesas é livre e gratuito através do link: https://www.youtube.com/channel/UCLpGSkKAbNDLKMaxj6ZRznA