Goa: Conferência “Luís de Camões between Europe and Asia”, por Kenneth David Jackson

Descrição
O Consulado Geral de Portugal em Goa, o Camões - Centro de Língua Portuguesa em Goa e a Disciplina de Português e Estudos Lusófonos da Universidade de Goa, prosseguindo as comemorações dos 500 anos do Nascimento de Camões em Goa, apresentam, no dia 10 de janeiro de 2025, uma conferência intitulada "Luís de Camões entre a Europa e a Ásia", por Kenneth David Jackson, professor da Universidade de Yale.
A Conferência é organizada em colaboração com o Consulado-Geral de Portugal em Goa e a Disciplina de Estudos Portugueses e Lusófonos da Escola de Línguas e Literatura Shenoi Goembab da Universidade de Goa.
Resumo
Os versos que Camões deve ter escrito durante seus dezassete anos (1553-1569) na Ásia são uma geografia do seu exílio e atribulações. A sua poesia é colorida por confissões de perda e saudade de Portugal, geralmente dirigidas a uma musa, e às suas memórias de outro tempo. Embora os seus poemas estejam cheios de queixas desesperadas, Camões destaca-se por encontrar recursos na filosofia e na própria tradição herdada de Petrarca segundo a qual ele escreve e pensa. É o primeiro grande autor a escrever literatura europeia na Ásia, valendo-se de seu vasto conhecimento de literatura clássica, cultura, história e filosofia.