Goa: Literatura, Música e Cinema no 44.º aniversário do 25 de Abril

Calendário
Camões, I.P.
Data
25.04.2018 - 26.04.2018
Localização
Goa

Descrição

Numa iniciativa do Camões – Centro de Língua Portuguesa, em articulação com o Consulado-Geral de Portugal em Goa e com o Centro de Artes Sunaparanta  terá lugar, em Goa, no próximo dia 25 de abril de 2018, as comemorações do 44.º aniversário da Revolução dos Cravos com um conjunto de iniciativas que incluem apresentações de obras literárias, música e cinema.

No dia 25 de abril de 2018, Delfim Correia da Silva, Leitor e responsável pelo Centro de Língua Portuguesa do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua,I.P. irá apresentar algumas das obras de Francisco Duarte Azevedo, artista plástico e autor de diversas obras em prosa e poesia e atualmente a desempenhar as funções de Cônsul-Geral de Portugal em Goa.  

A partir do título “Vila Algarve”, romance que evoca a repressão e a tortura imposta pela Pide em Moçambique na época colonial, será evocada  a Revolução dos Cravos, as  motivações e as transformações que trouxeram para Portugal, após 1974. A conversa será acompanhada por um interlúdio musical a cargo de Franz Schubert Cotta e Siddarth Cotta que interpretarão temas de Carlos Paredes e que incluirão temas como “Verdes Anos”, “Canção de Alcipe”, “Mar Goês”, “Raiz” e “Valsa”.

O programa encerrará com um concerto de fado de Nadia Rebelo, intérprete goesa e finalista do Mestrado em Estudos Portugueses na Universidade de Goa. O Festival  Sunaparanta  incluirá ainda a apresentação, no dia 26 de abril de 2018,  do filme “O Grande Kipaly” de Zezé Gamboa, e nos dias 27 e 28 de abril  dos títulos “Assalto ao Santa Maria” de  Francisco Manso e “Cartas a uma Ditadura” de Inês Medeiros. As exibições terão lugar nas instalações do Centro de Língua Portuguesa em Pangim e no Colégio Chowgule, em Margão, respetivamente.