Goa: "Maresia Portugal / Goa" Exposição de Arte Indo-Portuguesa

Calendário
Camões, I.P.
Data
25.11.2023 - 15.01.2024
Localização
Goa

Descrição

Terá lugar no dia 25 de novembro de 2023, pelas 18h30, no Museu de Goa, em Pilerne, a inauguração da exposição de arte indo-portuguesa "Maresia Portugal / Goa", com a curadoria de Subodh Kerkar e Pradeep Naik.

A mostra, que estará patente de 26 de novembro de 2023 a 15 de janeiro de 2024, é uma iniciativa do Consulado-Geral de Portugal e do Camões – Centro de Língua Portuguesa em Goa, em colaboração com o Museu de Goa, e documenta, através das artes plásticas, o sincretismo cultural entre Portugal e a Índia, tendo em conta a diversidade cultural que existe no território goês.

Entendida como “brisa marítima” em português, "Maresia" explora o significativo papel desempenhado pelos ventos e pelas correntes marítimas que moldaram as narrativas e ligaram os continentes, ao longo dos séculos.

A iniciativa é composta por duas mostras distintas: "Maresia Portugal", uma exposição individual apresentada pelo artista português Ivo Moreira, e "Maresia Goa", uma exposição coletiva com obras de 15 artistas goeses. A iniciativa tem dois objetivos. Por um lado, visa destacar o património cultural de influência portuguesa registado na região, designadamente, na culinária, no vestuário, na religião, na arquitetura, nas festividades e tradições, assim como através de outras manifestações artísticas. Por outro, o criador português Ivo Moreira, conquistado pela espiritualidade indiana no decurso das viagens que tem feito ao subcontinente indiano nos últimos 20 anos, expõe desenhos a preto e branco, aguarelas em papel e algumas telas e painéis.

Ivo Moreira, um leitor de filosofia indiana, utiliza frequentemente citações da obra “Bhagavad Gita”, de Krishnamurthi, ou do autor português, Mário de Sá Carneiro, assim como versos das suas canções favoritas de Devendra Banhart e Laurie Anderson, que incorpora nas suas pinturas e desenhos.

"Maresia", uma exposição contígua de artistas goeses e de um artista português, apresenta-se como uma interligação de diálogos e interstícios culturais.

Este evento conta com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e insere-se na 1.ª edição dos “Momentos Indo-Portugueses”, uma iniciativa do Consulado-Geral de Portugal e do Camões – Centro de Língua Portuguesa em Goa, da Fundação Oriente na Índia e da Semana da Cultura Indo-Portuguesa (Goa).