Luxemburgo: Inês A apresenta “entre-temps”, no Luxemburgo

Calendário
Camões, I.P.
Data
28.09.2016

Descrição

No seguimento de «Un jour si blanc » (Plataforma Revólver, Lisboa, 2012) e de «Crepúsculo» (Teatro de Almada, 2014), Inês A prossegue, em «entre-temps», no Camões-Centro Cultural Português no Luxemburgo, de 28 de setembro a 25 de novembro de 2016, a exploração do seu universo artístico singular e muito pessoal, em que o tempo, o espaço, o ritmo e o silêncio são temas recorrentes.

Se ao início era o processo que era revelado e o caminho que separa a luz das trevas, caminho esse em que se pressentia uma ausência, um vazio inexplicável, «entre-temps» parece mostrar, através de uma conjugação do trabalho em lixa, da fotografia, da instalação e do vídeo, uma realidade mais contemplativa. Do passado ao presente. De vários fragmentos, começa agora a surgir um todo, em movimento perpétuo: como o poema repetido mas nunca acabado; ou a sequência de imagens do céu em loop que nos mostram, ora pausada ora freneticamente, o desfile de todos os dias do ano; ou ainda a fotografia-quase-pintura que parece mostrar um caminho. Por fim, as lixas e o universo muito particular que originam, feito de luz, espaço e silêncio.

Inês A nasceu em Lisboa em 1982. Viveu e trabalhou em Viena, entre 2012 e 2015. Atualmente, vive e trabalha no Luxemburgo. Licenciada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, tem apresentado regularmente, desde 2007, o seu trabalho em exposições como: New Wave, na VPF Art Gallery; #Ensaio 5 – A textura das imagens, na Galeria Saguão; O Processo, no Arquivo 237; Crepúsculo, na galeria do Teatro de Almada; Useless na Pin – Experimenta Design; Un jour si blanc, na Plataforma Revólver; V Bienal da Nazaré; e XIV Bienal de Cerveira, entre outras. Em 2010 colaborou nos projetos Motion e Histórias do Castelo de Bernardo Sassetti. Desde 2003, tem também desenvolvido uma atividade constante na área da educação pela arte. Em 2007, teve o apoio da HP Grande Formato e, desde 2013, conta com o apoio da Indasa.