Joanesburgo: Exposição coletiva de artes plásticas "Ecos Visuais"
Descrição
A exposição de artes plásticas “Ecos Visuais”, que terá lugar de 1 a 10 de março de 2024, na Galeria 1, em Rosebank, é uma iniciativa do Consulado-Geral de Portugal em Joanesburgo e resulta da colaboração com um grupo de artistas portugueses de Joanesburgo, reunindo obras de Ana Flores, Dalila de Matos, Fernando Correia, Paulo Carvalho, Rosa de Castro e Rui Alves.
Exposição que contará com a co-curadoria de artistas experientes, Ana Flores e Dalila de Matos, pretende ser uma celebração da herança e cultura portuguesa refletida na diversidade e criatividade de cada artista plástico. A exposição pretende ainda promover e valorizar a inserção dos artistas plásticos portugueses no panorama da criação artística Luso Sul-africana.
A exposição, de entrada livre, apresenta obras que utilizam diferentes técnicas, tais como pintura, colagem, cerâmica, pasta de moldar, acrílico, e mixed media.
À margem da exposição, no espaço contíguo à Galeria, decorrerá um programa musical e social aberto ao público. Entre outras atividades, como a "Noite do Mercado", terá lugar, no dia 7 de março, a “First Thursdays at Keyes Art Mile”, e, no dia 8 de março, a celebração do Dia Internacional da Mulher, em colaboração com a Liga da Mulher Portuguesa na África do Sul, de Joanesburgo.
Ao longo da semana, durante o dia, decorrará ainda um programa de visitas e de oportunidade de interação com os artistas, dirigido a alunos dos Departamentos de Arte de escolas secundárias na cidade de Joanesburgo, valorizando a inserção desta iniciativa no contexto artístico e educativo da cidade, e a sua divulgação junto do público mais jovem sul-africano.
A concretização deste projeto conta com apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.