Jundiaí e São Paulo: Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí apresenta "Concerto 500 anos de Camões"
Descrição
Nos dias 12 e 17 de outubro de 2024, a Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ) irá apresentar o "Concerto 500 anos de Camões", na cidade de São Paulo, Brasil.
No dia 12 de outubro, às 20h00, no Teatro Polytheama (Jundiaí), e no dia 17 de outubro, às 20h00, no Teatro Sérgio Cardoso (São Paulo), a OSMJ, dirigida por Claudia Feres, homenageia os 500 anos de nascimento de Luís de Camões, celebrando a cultura em língua portuguesa que esse grande poeta fundador representa.
O programa de comemoração dos 500 anos de nascimento de Luís de Camões, abrirá com a "Série Brasileira" - Alvorada na Serra; Intermédio; A sesta na rede; Batuque -, de Alberto Nepomuceno (1864-1920), compositor nacionalista brasileiro que defendia a língua portuguesa na música clássica. Nepomuceno afirmava que "não tem pátria um povo que não canta em sua língua”. A OSMJ presta, também, uma homenagem a este compositor pelos 160 anos do seu nascimento.
Especialmente encomendada pela OSMJ para este concerto, a Orquestra fará a primeira audição da obra “Camoniana 500”, de André Mehmari. Com a sua técnica e talento, Mehmari mostrará a atemporalidade dos textos de Luís de Camões, com muita paixão e diversidade de sentimentos. O solista que interpretará "Quem diz que o Amor é Falso", "Eu Cantei Já" e "Mudam-se os Tempos" será o tenor Jabez Lima, do Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, que tem se apresentado nos principais palcos do Brasil.
A encerrar, a OSMJ fará mais uma homenagem apresentando a suíte do ballet "Alfama", do compositor português Joly Braga Santos (1924-1988), no âmbito da celebração dos 100 anos de nascimento. A suíte apresenta a primeira fase do compositor com traços nacionalistas e temas que remetem ao folclore português.
A entrada é livre.
Este evento é uma parceria entre o Consulado-Geral de Portugal em São Paulo, o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Prefeitura Municipal de Jundiaí.