Luanda: Concertos de Maya Cool

Descrição

O  Camões – Centro Cultural Português em Luanda acolhe nos dias 16 e 17 de agosto de 2018, pelas 19H00, dois concertos do grande nome da música popular angolana Maya Cool.     

Maya Cool, de seu nome próprio Lucas de Brito Pereira da Silva, nasceu e cresceu em Luanda no Bairro da Terra Nova no Rangel. Desde cedo descobriu os seus dotes musicais, influenciado por sua mãe e por um professor do ensino primário. Iniciou-se no grupo coral da igreja católica. Depois, participou no concurso da Rádio Nacional “Pio-Piô”, que lhe abriu as portas para o público, permitindo-lhe a convivência com nomes já consagrados da música.

Em 1991, emigrou para Portugal, onde conheceu e integrou a banda de Eduardo Paim, primeiro como corista, e posteriormente, como teclista.  Em 1997,  gravou o seu primeiro disco “Lágrimas”, que conquistou o “Disco de Ouro”. Nesse ano, foi o “Músico do ano” no TOP Rádio Luanda. Em 1998, gravou em Portugal e Holanda, o seu segundo CD “Igual a Ti” , no qual participaram Mariza SSP e Grace Évora. Em 2007, foi vencedor do “TOP dos Mais Queridos” da RNA.

Até hoje, Maya Cool editou cinco CD: “Lágrimas”, “Igual a Ti”, “Anjo”, “Amores” e “Certeza”, e tem em preparação o seu 6.º trabalho discográfico. Participou em álbuns e espetáculos de nomes de referência na música angolana e de outros países, como Bonga, Manu Dibango, Yuri da Cunha, Matias Damásio, Justino Delgado, Yola Semedo, Gtace Évora e Neyma.

Nestes seus dois concertos vai apresentar um repertório diversificado, viajando pelo semba e por kizomba, passando pelo alternativo (axé, sertanejo). Interpretará temas da sua autoria e alguns clássicos da música angolana.