Luanda: “Há Teatro no Camões” – 21ª Edição

Calendário
Camões, I.P.
Data
26.02.2019 - 27.02.2019
Localização
Centro Cultural Português em Luanda

Descrição

“Há Teatro no Camões” vai apresentar nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2019, às 17h00, no Auditório Pepetela, no Camões – Centro Cultural Português em Luanda, um programa que envolve grupos teatrais, atores, encenadores, dramaturgos e reputadas figuras ligadas ao mundo teatral angolano. O Auditório Pepetela vai ser animado com Mesas Redondas, Debates/Conversas e Momentos Teatrais.

Serão realizadas Mesas Redondas, nos dois dias consecutivos. No primeiro dia, sobre “Associativismo no Seio da Classe” e, no segundo dia, sobre “A Política Cultural e Sua Aplicação”, serão apresentadas duas peças de pequeno formato de grupos teatrais de Luanda.

Dia 26 (3ª feira)

17h00 – Mesa Redonda sobre “Associativismo no Seio da Classe” com a participação de Adelino Caracol, Orlando Domingos, Armando Rosa, Agostinho Cassoma, Carlos Manuel de Carvalho, Osvaldo Moreira, Sérgio Manuel e Tiago Simões.

19h00 – Momento Teatral

Grupo – Grupo Nguizane-Tuxikane

Peça – Kassinda Não Volta Atrás

Autor – Hermenegildo Teixeira de Aguiar “Kikata Aguiar”

Diretor Artístico – Agostinho Cassoma

Sinopse: A peça relata um passado no Huambo, mais concretamente, no Município do Bailundo. Namunda tem uma filha, “Tchifole”, para dar em casamento, mas impõe ao futuro genro, de nome Kassinda, duas condições:

  • O genro terá de aceitar viver na sua casa;

Em caso de doença, ou se Namunda falecer, o genro terá de ser enterrado vivo com ele.

Vários jovens da mesma aldeia desistiram de casar com Tchifole devido às condições impostas pelo pai. Contudo, Kassinda aceita as condições e está decidido a tudo fazer por amor à sua amada. Com o decorrer do tempo Namunda morre e agora coloca-se a questão. Será que Kassinda vai ou não aceitar ser enterrado vivo com o sogro?

Dia 27 (4ª feira)

17h00 – Mesa Redonda sobre “A Política Cultural e Sua Aplicação” com a participação de Adelino Caracol, Aguinaldo Jaime, Nilton Fernandes, Paul Barascut e José Mena Abrantes.

19h00 – Momento Teatral

Grupo – Banda Teatral Justiça e Artes

Peça – Tinha Que Ser Hoje?

Autor – Alexandre Alexandre

Encenação – Alberto Sanzala

Sinopse: Trata-se de uma obra contemporânea que descreve, de forma orgânica e dinâmica, o conflito de um casal que apenas pretendia uma noite de prazer... Mas o destino parece conspirar contra eles...