Luanda: Jorge António – Filmar (em) Angola

Descrição

No dia 21 de Maio de 2018 (2ª feira), pelas 18H30, o Camões – Centro Cultural Português (Av. de Portugal, nº 50) dará início à Mostra de Cinema JORGE ANTÓNIO – FILMAR (em) ANGOLA, do cineasta português radicado em Angola, há quase trinta anos. Os quatro filmes que serão exibidos nesta Mostra resumem, em tempos diferentes e temáticas específicas, a relação profissional do artista, mas também a relação muito pessoal do homem com o país que o acolheu.

A Mostra JORGE ANTÓNIO – FILMAR (em) ANGOLA decorrerá, em paralelo no Camões – Centro Cultural Português e na Fábrica de Sabão, entre os dias 21 e 27 de Maio de 2018, conforme calendário, abaixo mencionado.

No primeiro dia (21- 2ª feira), será exibido o Documentário PAISAGENS PROPÍCIAS, que representa a relação principal de JORGE ANTÓNIO com Angola, como Produtor da Companhia de Dança Contemporânea de Angola.

O Documentário será precedido de um cocktail.      

 

1. PAISAGENS PROPÍCIAS (DOC 25`)

Resultado de uma pesquisa e reinterpretação da obra de Ruy Duarte de Carvalho, o Documentário acompanha o trabalho de preparação da temporada 2012 da Companhia de Dança Contemporânea de Angola.

  • Dia 21 de Maio (2ª feira), pelas 18H30 – Camões – Centro Cultural Português

Apresentação precedida de Cocktail

 

2. KUDURO, FOGO NO MUSEKE (DOC 52`)

Um dos filmes de JORGE ANTÓNIO mais vistos de sempre. Integra uma trilogia do realizador dedicada à música popular urbana angolana. Foi pioneiro na abordagem de um género musical “Kuduro”, que viria a tornar-se um fenómeno internacional.

  • Dia 22 de Maio (3ª feira), pelas 18H30 – Camões – Centro Cultural Português
  • Dia 26 de Maio (sábado), pelas 17H00- Fábrica de Sabão

 

3. O MIRADOURO DA LUA (Lm 90`)

Foi a primeira longa metragem de JORGE ANTÓNIO e a primeira co-produção entre  Portugal e Angola, no pós –independência.

  • Dia 23 de Maio (4ª feira), pelas 18H30 - Camões – Centro Cultural Português
  • Dia 25 de Maio (6ª feira), pelas 18H00 - Fábrica de Sabão

 

4. A ILHA DOS CÃES (Lm 80`)

É o trabalho mais recente de JORGE ANTÓNIO, numa adaptação da obra “Os Senhores do Areal”, de Henrique Abranches, cujas filmagens decorreram no Deserto do Namibe, um dos seus locais de eleição em Angola. Revestiu-se de alguma polémica por ter sido rejeitado pelas distribuidoras comerciais em Angola, com alegação de que o público local não tinha dimensão intelectual para entender a história.

  • Dia 24 de Maio (5ª feira), pelas 18H30 - Camões – Centro Cultural Português
  • Dia 27 de Maio (Domingo), pelas 17H00 - Fábrica de Sabão