Luanda: Palestra “OÁSIS 30 ANOS”, pelo Professor Africanu Kangombe
Descrição
No dia 20 de março de 2018, pelas 18h30, no Camões – Centro Cultural Português em Luanda, o Professor Africanu Kangombe irá proferir uma Palestra subordinada ao Tema “OÁSIS 30 ANOS”.
Na referida Palestra vai ser evocada a história do Grupo Teatro Oásis Força Aérea Nacional, fundado a 13 de Março de 1988, no Cine Teatro Nacional, por António Kangombe, José Soares, João Afonso, Lee Dungo, Verita Amaro, Clemente Chimuco, Rhimisse e Mariseth.
O nome OÁSIS foi atribuído ao Grupo em alusão às dificuldades de contexto vividas na época, designadamente falta de espaços condignos para os poucos grupos que se conseguiam afirmar na cena teatral.
Desde a sua criação, o Grupo adotou o lema “Uma proposta para a Tradição”, procurando ser um espaço criativo de resgate da cultura tradicional angolana, demarcando-se de correntes seguidoras de influências externas. Partindo da cultura tradicional angolana, o Grupo percorre um caminho de modernidade, procurando enriquecer-se com outras expressões, como a dança e o canto.
O Grupo tem tratado e representado os pulsares sociais, culturais e políticos do povo angolano e os seus usos e costumes. Coloca o seu trabalho ao serviço de causas como a defesa dos direitos humanos, o resgate de valores cívicos e morais e o combate ao VHI/Sida e à Malária.
O Grupo conquistou vários Prémios em Festivais, entre eles, o 2º Prémio do Festival Nacional de Teatro, o 1º Prémio no Festival de Variedades da JMPLA de 1989, o 1º Prémio do Festival Provincial de Luanda e foi 2º Classificado no Prémio de Teatro de Luanda. Conta com digressões em Angola e diversos países, designadamente África do Sul, Moçambique, Zimbabwe, Portugal e Reino Unido.