Maputo: 2.ª Série da Temporada de Música Clássica de Maputo – Xiquitsi 2024
Descrição
A 2.ª Série da Temporada de Música Clássica de Maputo – Xiquitsi vai apresentar o concerto "Noite Clássica" nos dias 16 e 17 de agosto de 2024, pelas 19h00, no Centro Cultural Moçambique-China. Vão estar também em destaque o "Concerto para Pais e Filhos", no dia 18 de agosto, às 16h00, no Montebelo Indy Congress Hotel, com entrada gratuita, e "Noite Fora de Série", a encerrar a temporada, no dia 22 de agosto, às 19h00, na Biblioteca Nacional de Moçambique.
O Xiquitsi conta com o apoio do Camões - Centro Cultural Português em Maputo, da Royal Norwegian Embassy in Maputo, assim como do Absa Bank Moçambique, KIA, MOZAL, MPDC, MCNET, Grupo Visabeira, Vista Alegre, Embassy of Ireland Mozambique, Manica, AVM Consultores, Hollard Seguros, Protucel e Amigos do Xiquitsi.
A Associação para o Desenvolvimento Cultural Kulungwana criou em 2013 o Xiquitsi, um projeto social de ensino coletivo de música, dirigido a crianças e jovens entre 6 e os 25 anos. O Xiquitsi tem duas vertentes principais de ação: a formação de orquestras e coros de Moçambique e a realização das Temporadas de Música Clássica.
Além de objetivos culturais e de desenvolvimento artístico, o projeto Xiquitsi tem propósitos sociais claros: a inserção social bem como a capacitação profissional de jovens e crianças. Os alunos são maioritariamente provenientes de camadas sociais menos favorecidas que têm, através do Xiquitsi, acesso livre e gratuito ao ensino de música, apoio na alimentação e transporte.
Após 10 anos de existência, o Xiquitsi é hoje um elemento incontornável no cenário da música clássica na cidade de Maputo e no país, tendo expandido a experiência com o projeto Cantate nas províncias de Nampula (cidade de Nampula, Lumbo e Ilha de Moçambique) e de Cabo Delgado (Pemba).
Os bilhetes para os concertos dos dias 16 e 17 de agosto estão disponíveis para venda online (aqui); na Galeria Kulungwana, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 17h00, ao sábado, das 10h00 às 15h00; e no Camões - Centro Cultural Português em Maputo, de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 17h00.