Maputo: Apresentação de dois livros de José Saramago, “O Último Caderno de Lanzarote” e “O Conto da Ilha Desconhecida”

Descrição

No âmbito das celebrações dos 20 anos de atribuição do Nobel da Literatura a José Saramago, no dia 30 de outubro de 2019, às 17h00, terá lugar no Camões – Centro Cultural Português em Maputo a apresentação de dois livros do autor – “O Último Caderno de Lanzarote” (2018) e uma edição exclusiva de “O Conto da Ilha Desconhecida” (1.ª edição data de 1997).

A apresentação dos dois livros será realizada pelo Diretor da Fundação José Saramago, Sérgio Machado Letria, que estará em Maputo propositadamente para esta ocasião. As receitas provenientes desta edição exclusiva de “O Conto da Ilha Desconhecida” reverterão a favor das vítimas do ciclone Idai, na Beira. Esta é uma iniciativa conjunta da Porto Editora, da Fundação José Saramago e de herdeiras do escritor.

A apresentação dos livros integra a programação oficial do Festival de Teatro Ahoje é Ahoje que se realizará em Maputo, em diversos espaços da cidade, entre 26 de outubro e 6 de novembro de 2019, e que resulta de uma parceria entre o Teatro Avenida e o Trigo Limpo Teatro ACERT (Tondela, Portugal), com o apoio da Embaixada de Portugal em Moçambique e do Camões – Centro Cultural Português em Maputo.

“O Conto da Ilha Desconhecida” originou uma adaptação teatral que será apresentada durante o Festival, também no dia 30 de outubro de 2019, às 19h30, no Teatro Avenida, numa coprodução da Fundação José Saramago com o Trigo Limpo teatro ACERT.

José Saramago tornou-se o primeiro, e até agora único, Prémio Nobel de Literatura em língua portuguesa. Agora, passadas duas décadas, uma série de iniciativas pretende recordar esse momento histórico para a literatura em língua portuguesa, celebrando o Prémio e o Escritor que o recebeu.

A Fundação José Saramago é uma instituição cultural privada com sede na Casa dos Bicos, na cidade de Lisboa, contando com uma delegação em Azinhaga, terra natal do escritor José Saramago.

A Casa dos Bicos, sede da instituição desde junho 2012, oferece uma exposição permanente dedicada à vida e obra do escritor, intitulada "A semente e os frutos", e outras atividades culturais como apresentações de livros, representações de peças de teatro, conferências e colóquios.