Maputo: Escritor do mês – José Saramago

Descrição

No âmbito da iniciativa “Escritor do Mês”, o Camões – Centro Cultural Português em Maputo dedica o mês de setembro ao escritor José Saramago.

No ano em que se celebram os 20 anos da entrega do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago, o único escritor de língua portuguesa a quem, até agora, foi concedido o mais prestigiado de todos os galardões literários. Com o objetivo de aprofundar o conhecimento do trabalho do prestigiado escritor português, terá lugar no próximo dia 19 de setembro de 2018, às 17h00, uma sessão dinamizada pelo Grupo Literário Livro Mágico da Universidade Pedagógica de Maputo, na Biblioteca do Camões - Centro Cultural Português.

A sessão contará com a participação especial da atriz moçambicana Ana Magaia e será dinamizada também com a (re)leitura de excertos de Ensaio sobre a cegueira, Deste mundo, Memorial do Convento, Levantado do chão e O ano da morte de Ricardo Reis. A leitura dos excertos destas obras pretende ser, simultaneamente, um tributo à genialidade de um escritor que soube aproveitar a plasticidade e a riqueza da língua portuguesa para produzir uma obra que percorre vários géneros e modos literários e uma oportunidade para promover um debate em torno de temáticas que, sendo recorrentes em muitos dos textos de Saramago, continuam a equacionar com grande atualidade a condição do ser humano na sua relação consigo próprio e com o outro.

Esta iniciativa resulta de uma parceria do Camões – Centro Cultural Português em Maputo com Grupo Literário Livro Mágico (associação cultural nascida em 2015, na Faculdade de Ciências da Linguagem Comunicação e Artes da Universidade Pedagógica, que através das suas ações promove através da literatura, o gosto pela leitura e pela escrita).