Maputo: Exposição individual "Abraçar o caos", de Butcheca

Descrição

No dia 16 de outubro de 2024, às 18h00, o Camões – Centro Cultural Português em Maputo inaugura a exposição “Abraçar o caos”, do artista plástico Butcheca, um dos nomes que mais se tem destacado durante os últimos anos no cenário da arte contemporânea moçambicana.

“Abraçar o caos” é a 15ª mostra individual do artista, reúne obras inéditas criadas durante o ano de 2024 e conta com a participação especial do escritor Mia Couto.

Butcheca trabalha há cerca de três décadas no domínio da pintura e tendo vindo a refletir sobre vários temas da atualidade que o inquietam. Segundo o texto escrito pelo artista para esta exibição, “O que parece ser uma luta interna pessoal transforma-se na evocação de uma reflexão mais universal sobre a condição humana, na busca de clareza e de resposta às mais diversas interrogações sobre o sentido das coisas.” É através da figuração pouco realista que Butcheca procura responder às inquietações que o assombram no quotidiano, numa busca quase sistemática, abrangente e exaustiva da sua essência.

A exposição ficará patente até ao dia 16 de novembro de 2024 na galeria do Camões – Centro Cultural Português em Maputo, com entrada livre.

Esta iniciativa conta com apoio do Camões, I.P.