Maputo: Festival Open House 2022
Descrição
Maputo acolhe, pela primeira vez, de 29 a 30 de outubro de 2022, a realização do festival Open House 2022. O evento é coorganizado pela Open House Worldwide e o Ministério da Cultura e Turismo de Moçambique, através do Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas - INICC. O lançamento oficial do Open House 2022 terá lugar a 27 de outubro, com a abertura da exposição fotográfica "O silêncio da sombra", de Júlio Dengucho.
A capital do país será a segunda cidade em África a ser anfitriã do evento, depois de Lagos, na Nigéria.
O festival internacional Open House é o maior evento de celebração da cultura paisagística urbana no mundo, uma experiência de "Museu ao ar livre", em que serão abertos vários edifícios de Maputo ao público, para que possam conhecer mais um pouco do Património Histórico e Cultural da Cidade das Acácias.
O Open House Maputo irá integrar 20 edifícios históricos e icónicos, os quais poderão ser visitados, fotografados e explicados por equipas de arquitetos e de guias que estarão afetos a cada lugar. Sob o lema “Aproximando cidadãos à arquitetura e ao património da Cidade de Maputo”, o Open House Maputo abre entre várias, as portas de edifícios como Embaixada dos Estados Unidos, CFM, Casa de Ferro, Igreja Santo António da Polana, Casa da Família Ferreira dos Santos, Hotel Polana, Edifício Dragão e Rádio Moçambique.
Durante os dois dias de realização do festival, estão programadas visitas guiadas pelos edifícios emblemáticos da Cidade de Maputo e, em paralelo, serão promovidos workshops, debates, talks, concertos e animação cultural. O lançamento oficial do Open House 2022 será no dia 27 de outubro, às 18h00, no Camões – Centro Cultural Português, e será marcado pela abertura da exposição fotográfica "O silêncio da sombra", de Júlio Dengucho, que contempla todos os edifícios abrangidos neste projeto.
A Open House Worldwide é uma organização mundial de aproximação da arquitetura à sociedade civil, através da abertura de espaços de interesse arquitetónico e histórico à classe de profissionais de arquitetura e à população em geral. A rede foi fundada e é administrada por uma organização sem fins lucrativos, baseada no Reino Unido.
Em Maputo, o evento ocorre alojado dentro de uma rede internacional de eventos integrados na Open House Worldwide, com mais de 50 cidades no mundo. Por exemplo, Open House de Atenas, Atlanta, Barcelona, Bilbao, Chicago, Buenos Aires, Oslo, Porto, Lisboa, Sevilha, Valência, Zurique e Lagos.
O Ministério da Cultura e Turismo, ao integrar e apoiar a organização do Open House Maputo, reforça o seu compromisso com a criação de um ambiente favorável para o desenvolvimento do sector cultural e criativo e para a dinamização do turismo alinhado com o Plano Quinquenal do Governo de Moçambique 2020-2024.
A partir da abertura e exposição de edifícios de valor histórico que constituem a paisagem arquitetónica da Cidade de Maputo, oferecendo alternativas para a sua programação artística, ativa-se uma série de segmentos de uso de espaços que movimentam a economia da cidade e criam interesse de uso nacional e internacional.
Mais informação em https://openhousemaputo.co.mz/