Maputo: Lançamento online do livro "A Engenharia da Morte," de Mélio Tinga
Descrição
No dia 15 de julho de 2020, às 18h00, terá lugar o lançamento do livro A Engenharia da Morte, de Mélio Tinga, a partir da página de Facebook do Camões – Centro Cultural Português em Maputo (@camoesmaputo) e do canal de Youtube da Revista Literatas.
O lançamento do livro contará com a apresentação do académico brasileiro Ubiratá Souza, com os comentários e leituras por Leo Cote e moderação de Eduardo Quive.
Sinopse do livro:
“O corpo de uma menina está imerso numa poça de sangue. Morta depois de ver o irmão nu sobre a madrasta, na cama. O velho empregado de um funcionário da ONU mata um cão, que «falava irlandês», por razões aparentemente incompreensíveis. Mais adiante um escritor e sua esposa são sequestrados, metidos numa casa a que é depois ateado fogo. Uma mulher obcecada por livros apaixona-se por um homem depois de o ver apenas uma vez. Marcam um segundo encontro. E não ocorre. Numa madrugada um homem liga a uma estação radiofónica para dedicar a música de Richard Bona ao cavalo branco com que sonhara. O comboio descarrila, dois homens e um cão sobrevivem. Acontece o inesperado. À parte o homem que é enterrado vivo, vítima de um equivocado diagnóstico, e dentro do caixão vê-se entre a vida e a morte. Um inesperado Furacão Florence arruína uma pequena cidade, que vira um cemitério. Depois os sonhos: a mulher nua de cócoras a remexer o seu genital. Um escritor apaixonado por uma jornalista. Uma cidade destruída por um ciclone e um surto que devasta silenciosamente, como uma leve brisa numa noite de Verão.”
Nota biográfica do autor:
Mélio Tinga nasceu, vive e trabalha em Maputo. É formado em Educação Visual pela Universidade Pedagógica e atualmente designer de comunicação, área onde por vezes exerce também a função de docente. É cofundador da DESIGN Talk e editor da Revista DEZAINE. Escreve prosa ficcional. Publicou «O Voo dos Fantasmas» (Ethale Publishing, 2018), fez parte de «O Hambúrguer que Matou Jorge – Antologia de Contos Criminais Moçambicanos» (Ethale Publishing, 2017), coorganizou e participou da «Contos e crónicas para ler em casa» – Volume I (Literatas, 2020) e coorganizou «Contos e crónicas para ler em casa» – Volume II (Literatas, 2020), coordenou e participou da antologia “Idai – marcas em verso e prosa” (Gala-Gala Edições, 2020). Foi finalista do Prémio 10 de Novembro 2019, com o livro inédito «Outro Dia a Nuvem Evapora». Dirige o Ventrículo - microjornal de contos. É colaborador permanente da Revista Literatas. É membro do Movimento Literário Kuphaluxa desde 2013.