Maputo: Sara Jona no 8º Encontro da 2ª Edição Tertúlias Itinerantes
Descrição
Dando continuidade à 2ª edição das Tertúlias Itinerantes – Fluxos de comunicação intercultural no espaço de língua portuguesa: debater o desconhecimento mútuo no contexto da era global, terá lugar no dia 28 de setembro de 2017, às 18h00, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo a oitava sessão deste ciclo de conferências, subordinada ao tema Cartografias de (des)construção de hegemonias culturais: a literatura como espaço estruturante da interculturalidade.
Esta tertúlia será dinamizada pela especialista em Literaturas e Culturas em Língua Portuguesa Sara Jona e contará com a moderação da linguista Maria Verónica Nhamona, ambas colaboradoras da Universidade Politécnica.
Durante esta sessão, com recurso a textos literários de autores oriundos de diferentes espaços de língua portuguesa e caracterizados pela intertextualidade, Sara Jona pretende demonstrar que é possível promover-se a interculturalidade através da confirmação de que “a natureza dos homens é a mesma, seus hábitos é que os mantêm separados”; o que, consequentemente, permitirá comprovar a razão do absurdo das hegemonias culturais.
O Ciclo de Conferências Tertúlias Itinerantes traz a Maputo reflexões de investigadores de Moçambique, Brasil e Portugal sobre as dinâmicas da sociedade global. Este trabalho, que tem sido coordenado pelos investigadores Sara Jona (Univ. Politécnica), Eduardo Lichuge (UEM) e Lurdes Macedo (Univ. Lusófona, Portugal) desde 2016, emergiu da constatação de que a perspectiva clássica das ciências sociais nos oferece um quadro interpretativo do mundo baseado na diferenciação da Humanidade em categorias como a religião, a etnia, a cultura ou a nacionalidade.
Para mais informação, contactar Mariana Campos (Camões – CCP Maputo): 21493892 ou