Montevideu: Participação Portuguesa no Festival Internacional de Teatro Unipersonal do Uruguai

Descrição

A atriz portuguesa Sara Barros Leitão irá apresentar a sua obra “Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa” no dia 25 de outubro de 2023, em Montevideu, no 11.º Festival Internacional de Teatro Unipersonal del Uruguay (FITUU), que decorre de 24 a 29 de outubro. A apresentação terá lugar na Sala Hugo Balzo do Auditório Nacional do SODRE.

A peça, que dura um ciclo de lavagem na máquina, levanta uma questão polémica: porque precisamos de empregadas domésticas? Porque nos referimos à trabalhadora doméstica "como se fosse família"? Desde a primeira mobilização de trabalhadoras domésticas em Lisboa, em 1921, até ao êxodo de milhares de raparigas e jovens do interior do país para as grandes cidades para trabalharem como empregadas domésticas, passando pela criação do primeiro Sindicato dos Serviços Domésticos, "Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa" procura contribuir para a escrita de uma história do trabalho feminino.

Sara Barros Leitão nasceu no Porto, em 1990. Estudou Interpretação na Academia Contemporânea do Espetáculo, iniciou a licenciatura de Estudos Clássicos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e iniciou o mestrado "Estudos sobre as mulheres: género, cidadania e desenvolvimento", na Universidade Aberta.

A apresentação da obra “Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa” no FITUU conta com o apoio da Embaixada de Portugal em Montevideu, do Camões, I.P., da DGArtes e da Fundação GDA.