Montevideu: "Terra Nullius", performance de Paula Diogo
Descrição
Nos dias 25 e 26 de novembro de 2023, às 18h30h, terá lugar em Montevideu, ao ar livre, com a Sala Verdi como ponto de encontro para o início da atividade, a performance de Paula Diogo, Terra Nullius.
Terra Nullius é um áudio-passeio performativo que tenta captar a experiência de um lugar distante. Criado pela artista portuguesa Paula Diogo, que passou um ano em Reiquejavique a desenvolver um projeto que combinava narrativas pessoais e coletivas. O seu processo criativo baseou-se em duas ações simples: caminhar e escrever. O resultado foi Terra Nullius, uma performance que procura transbordar o espaço do teatro, ocupando a geografia da cidade e gerar um espaço virtual de discussão e pensamento. Foi apresentado no final de 2020 no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, e que, desde então, tem percorrido a Europa e a América Latina.
Terra Nullius foi um termo criado pelo direito internacional para definir territórios que não pertenciam a ninguém e que, por isso, podiam ser ocupados e declarados como "novo" território. Mas o termo contém também um sentido poético. A ideia de um território inexplorado, não reclamado, onde é possível viver fora das leis do mercado e da produção, uma espécie de oásis de liberdade onde se pode começar de novo e repensar a sociedade. Etimologicamente significa literalmente terra de ninguém, uma terra que não tem dono e que não pode ser reclamada.
A performance inicia um conjunto de atividades culturais planificadas pela Embaixada de Portugal em Montevideu que integram a programação das celebrações dos 300 anos da capital uruguaia. A presença de Terra Nullius no Uruguai conta ainda com o apoio da Direção-Geral das Artes (DGArtes), da Fundação CGA e do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.