Nuremberga: Exposição “As Espantosas e Curiosas Viagens de Marta Stanislawa Sala e Cheong Kin Man”
Descrição
De 16 de maio a 15 de junho de 2024, estará patente ao público, no Instituto Confúcio de Nuremberga e Erlangen, em Nuremberga, a exposição “As Espantosas e Curiosas Viagens de Marta Stanisława Sala e Cheong Kin Man”.
O título da exposição é uma referência direta à tradução alemã histórica (1671) do clássico português “Peregrinação”, de Fernão Mendes Pinto.
Nesta Mostra, os artistas apresentam uma autoetnografia experimental na forma de uma exposição de arte, abordando a história da migração, a identidade e a linguagem, através de objetos recolhidos e processados, têxtil, vestuários/trajes, filmes experimentais, publicações artísticas e “artlang” (língua artística com mais de 1000 ideogramas fictícios).
Em resposta à pandemia, Marta Stanisława Sala (nascida, em 1985, em Katowice, Polónia) e Cheong Kin Man (nascido, em 1987, no então território de Macau sob administração portuguesa) começaram a colaborar, em 2021, no âmbito do projeto de arte comunitária “Arbeitspause” (“Intervalo no Trabalho” em alemão) com o apoio da Comissão Estatal “Berlim contra a violência” do Senado de Berlim. Têm, desde então, procurado ligar texto, têxtil e cinema experimental nas suas práticas.
A exposição tem a curadoria do historiador alemão de arte chinesa e diretor artístico do Instituto Confúcio de Nuremberga e Erlangen (Alemanha), Ronald Kiwitt, tendo sido organizada pelo Instituto Confúcio de Nuremberga e Erlangen e a Casa de Cracóvia em Nuremberga.
Esta iniciativa conta com o apoio da Fundação Oriente e da Direção Municipal de Relações Internacionais de Nuremberga, e com bolsas de investigação do Senado de Berlim e do Governo de Macau.
Mais informação (em alemão) aqui.