Paris: Seminário "A resistência continua. O Colonialismo português. As lutas de libertação e os intelectuais italianos”
Descrição
No dia 30 de maio de 2024, entre as 18h30 e as 20h00, terá lugar o seminário "A resistência continua. O Colonialismo português. As lutas de libertação e os intelectuais italianos”, proferido por Vincenzo Russo, professor na Universidade de Milão, na Universidade Paris Nanterre - La Contemporaine.
Este evento, organizado pelo CRILUS (Centre de Recherches Interdisciplinaires sur le monde Lusophone) - Universidade Paris Nanterre, pela Cátedra Lindley Cintra do Camões I.P., em parceria com o Leitorado de Português na Universidade de Paris VIII - Vincennes Saint Denis do Camões, I.P., e pela Casa de Portugal - André de Gouveia (Cité Internationale Universitaire de Paris), decorre no âmbito do ciclo de seminários “O corpo e os seus movimentos, resistências, dissidências e protestos. Ecos de abril”, no quadro do cinquentenário da Revolução dos Cravos de 25 de abril de 1974.
Vincenzo Russo, autor do livro "A Resistência continua", debruça-se sobre um grupo de intelectuais italianos que se mostraram muito solidários com o Terceiro Mundo e a sua luta. O objetivo é compreender aspetos esquecidos da história cultural portuguesa, da história dos países africanos independentes e das culturas dos povos solidários com os colonizados. Para isso, será traçado um quadro mais amplo da solidariedade internacionalista e evocado o laboratório privilegiado da Itália para analisar a resistência ao Império, a última resistência anticolonial (África) ao último Império europeu (Portugal) do século XX.