Paris: Seminário "António Tabucchi, movimentos e dissidências entre a Itália e Portugal"

Descrição

No dia 26 de setembro de 2024, às 18h30, terá lugar o seminário "António Tabucchi, movimentos e dissidências entre a Itália e Portugal", por Giuliana Pias, do Departamento de Italiano da Universidade Paris Nanterre, na Casa de Portugal - André de Gouveia, em Paris.

António  Tabucchi nasceu em Pisa em 1943, durante os bombardeamentos americanos sobre a cidade, e desde muito cedo foi alimentado com histórias sobre a Grande Guerra, o fascismo e a resistência, um mundo que atravessa toda a sua obra. Em 1994, publicou Afirma Pereira, um testemunho e romance histórico passado em Lisboa em 1938, durante a ditadura de Salazar,  tendo como pano de fundo o fascismo italiano e a Guerra Civil Espanhola. Através do protagonista Pereira, será posta em evidência  a forma como Tabucchi conseguiu transmitir a passagem desta personagem para o compromisso, depois de o salazarismo ter praticado uma política do  medo e de ter conseguido entorpecer as consciências.

Organizado pelo CRILUS - Universidade Paris Nanterre e pela C­átedra Lindley Cintra do Camões I.P. na Universidade Paris Nanterre, em parceria com o Leitorado de Português do Camões, I.P. na Universidade de Paris VIII - Vincennes Saint Denis e a Casa de Portugal - André de Gouveia (CIUP), este evento está Inserido no ciclo de seminários “O corpo e os seus movimentos, resistências, dissidências e protestos. Ecos de abril”, no quadro do cinquentenário da Revolução dos Cravos de 25 de abril de 1974.

A entrada é livre.

Mais informação (em francês) aqui.