Praga: Fantasia Portuguesa no Festival de Música Antiga de Praga
Descrição
A edição de 2024 do Festival de Música Antiga de Praga conta com participação portuguesa, traduzida na atuação do grupo Fantasia Portuguesa, composto por vários artistas portugueses, no dia 29 de julho de 2024, às 20h00, numa das emblemáticas salas do Castelo de Trója. O Festival de Música Antiga de Praga, vai decorrer de 16 de julho a 6 de agosto de 2024, sendo o único festival centrado nas artes performativas históricas organizado na capital checa.
Desde a sua criação em 2000, tornou-se reconhecido pela sua programação temática cuidadosamente preparada e pelo elevado nível de atuação garantido por alguns dos maiores especialistas – instrumentistas e conjuntos, artistas vocais, maestros, companhias de dança e teatro – de vários países do mundo.
O concerto do grupo português "Os Músicos do Tejo" na bela sala do Castelo de Trója será uma experiência verdadeiramente extraordinária. Marcos Magalhães, diretor artístico do grupo, preparou um programa único que proporcionará ao público uma atmosfera exótica do reino português no século XVIII e início do século XIX.
Em árias de óperas barrocas portuguesas, com fortes influências italianas, a estrela em ascensão da ópera mundial, a soprano Ana Vieira Leite, atuará pela primeira vez em Praga. Com o versátil músico Marco Oliveira, um dos mais proeminentes intérpretes lisboetas do fado, interpretarão canções populares - modinhas melancólicas que não negam a sua origem brasileira, bem como fados de grande carga emocional. A arte de improvisação dos membros do conjunto terá espaço nas danças sensuais chamadas lundum. "Os Músicos do Tejo" descobrem incansavelmente os tesouros dos arquivos portugueses.
A iniciativa conta com o apoio do Camões, I.P.