Praga: Festival Dia da Poesia – Tributo a Ana Paula Tavares
Descrição
O Camões - Centro de Língua Portuguesa em Praga promove, no dia 13 de novembro de 2023, pelas 19h00, a 25.ª edição do Festival Dia da Poesia, que este ano prestará tributo à poetisa Ana Paula Tavares, no café literário Kafe nůžky papír.
Ana Paula Ribeiro Tavares (1952, Lubango, Angola) é uma poetisa, escritora e académica angolana. Doutorada em Antropologia pela Universidade Nova de Lisboa, atualmente leciona e trabalha como investigadora na Universidade de Lisboa. Para além dos seus poemas, é também autora de várias crónicas e de um romance. Até ao momento, apenas uma pequena amostra da sua obra foi publicada em tradução checa na revista literária PLAV 9/2020, "Entre os oceanos: as vozes das mulheres da África lusófona".
Numa sessão temática dedicada à poética da escritora e subordinada ao tópico da poesia como espelho da memória angolana, as tradutoras checas Marie Havliková e Lucie Koryntová contextualizarão a vida e a obra da poetisa contemporânea Ana Paula Ribeira Tavares através da tradução de poemas das coletâneas "Ritos de Passagem" (1985), "O Lago da Lua" (1999), "Dizes-me coisas Amargas como os Frutos" (2001), e "Como Veias Finas na Terra" (2010).
A atriz portuguesa Sofia Sousa declamará os poemas selecionados de Ana Paula Tavares, na sua versão original em português.
A iniciativa contará com a moderação de Alena Růžičková (bolseira Fernão Mendes Pinto do Camões – Centro de Língua Portuguesa em Praga) e com alguns apontamentos musicais angolanos.
O Festival Dia da Poesia decorre anualmente em novembro, por ocasião do aniversário do poeta romântico checo Karel Hynek Mácha e apresenta-se em 50 cidades da República Checa, com declamações, debates e encontros com autores.
Mais informação aqui.