Praia: 5.ª edição do Festival de Teatro do Atlântico
- Calendário
- Camões, I.P.
- Data
- 19.10.2021 - 23.10.2021
- Localização
- Centro Cultural Português na Cidade da Praia
Descrição
O Camões - Centro Cultural Português na Praia, no âmbito da parceria com a companhia de teatro Fladu Fla, apresenta dois dos espetáculos que integram a 5.ª Edição do Festival de Teatro do Atlântico – TEATRI.
- Dia 19 de outubro de 2021, terça-feira, pelas 19h30:
"Confiando (Confinado)" - Fio d'Azeite - marioneta chão de oliva - Sintra - Portugal
Sinopse:
“Confiando (Confinado)” é um espetáculo composto de pequenas histórias, referentes ao personagem principal - Vicente. Estas crónicas da vida do protagonista são viagens no tempo, formando uma linha cronológica um pouco desalinhada, mas remetendo a toda uma poesia visual de memórias aleatórias de uma vida tranquila. Uma história onde a saudade é lembrada, e o passado é saudavelmente revisitado em memória, mas também uma viagem entre sentimentos, revoltas, suspiros, sorrisos, entre outros surtos de abalo e esperança.
O personagem principal encontra-se “fechado” num espaço que parece que o sufoca lentamente, num confinamento que não sabemos a razão – uma pandemia mundial, desemprego de longa duração, uma depressão, quem sabe? É no encontro das suas memórias e a partir destas que descobre que tem que se libertar. Recordando os valores que viveu, descobre que tem de partir, seguir em frente, mas que no fim vai voltar feliz pelo regresso. É como uma analogia ao povo cabo-verdiano, que recorre às suas raízes, aos seus anseios para encontrar a razão da procura de uma vida fora do seu chão. É a memória e os afetos, é a cultura de um povo que o faz, depois de dar tantos passos que possa caminhar à volta do planeta regressar a casa no final.
- Dia 23 de outubro de 2021, terça-feira, pelas 19h30:
"As Palavras de Jó” – Grupo de Teatro CCP Mindelo
Sinopse:
Um espetáculo que grita. Um grito de alerta, um chamado à razão e à lucidez para o maior problema da humanidade. Quando os homens matam em nome de Deus, na verdade, eles matam toda a ideia de transcendência e divindade. “As Palavras de Jó” do autor Matéi Visniec, grita aos semelhantes e ao humanos que parem de se matar uns aos outros e de lutar em nome de Deus! "Não o sujem se vocês o amam. E não sujem também a sua palavra”. Isto porque é o homem e a humanidade no homem que nós devemos recolocar no centro da vida e da esperança, no centro do sentido da vida e do que está por vir.
Espetáculo com entrada livre mediante reserva de bilhete, através de correio eletrónico do Centro Cultural Português:
Face à conjuntura pandémica, a lotação do Auditório do Centro Cultural Português é limitada.
O Centro Cultural Português detém o certificado de espaço “Limpo & Seguro”