Praia: Concerto "Morna - 200 Anos a (En)cantar"
Descrição
No mês em que se celebra o Dia Nacional da Morna - a 3 de dezembro - assim como a inscrição da Morna na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da UNESCO - a 11 de dezembro de 2019 - irá realizar-se, no dia 9 de dezembro de 2021, pelas 19h00, uma noite dedicada à Morna, desde as suas origens até aos nossos dias, com o concerto "Morna - 200 Anos a (En)cantar", que contará com a cantora cabo-verdiana Tété Alhinho, acompanhada por um trio composto pelo músico português Carlos Barreto (contrabaixo) e pelos músicos cabo-verdianos Ulisses Português (piano) e Ndu Carlos (percussão).
O evento terá lugar no auditório do Camões - Centro Cultural Português na Praia. O espetáculo tem entrada livre, mediante reserva de bilhete através de correio eletrónico:
De acordo com as normas em vigor, é obrigatório a apresentação do certificado de vacinação ou teste negativo.
Se a morna nasceu, segundo se crê, jocosa e satírica e com um andamento mais rápido influenciada pelos géneros musicais da época na ilha da Boa Vista, ela foi, com o tempo, levada pela inspiração dos nossos poetas e músicos, sofrendo algumas alterações, tanto na lírica como no ritmo, tornando-se mais autêntica, mais entranhável e mais representativa do nosso sentir crioulo. Foi enriquecendo com os sons das ilhas e com os eventos históricos vivenciados, traduzindo, através dos seus poemas e diversos balanços, as palavras e os estados de alma herdados ao longo de dois séculos. Ela contém, nas suas palavras e acordes, as estórias das vicissitudes e celebrações do povo das ilhas, cantadas com amor e nostalgia.
Serão vários os autores e compositores a serem lembrados e os temas a serem cantados, tirados do cancioneiro que permitiu à morna correr mundo, tornando-se eterna, e levando consigo a gesta do povo que nela vive, no verso e na voz.