Rio de Janeiro: 15.ª edição do FESTLIP - Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa
Descrição
De 29 de novembro a 4 de dezembro de 2023, terá lugar a 15.ª edição do FESTLIP - Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa, na cidade do Rio de Janeiro, com peças teatrais, encontros, espetáculos infantis, oficinas e uma mostra gourmet.
No Festival será homenageada a atriz e cantora Zezé Motta (1944, Rio de Janeiro), que receberá o Prémio FESTLIP 2023 pela importância do seu trabalho nas artes cênicas, no ano em que completa 55 anos de carreira. Também a escritora Conceição Evaristo (1946, Belo Horizonte) será homenageada com o Prémio ELO FESTLIP, destacando o reconhecimento e difusão internacional de sua obra. Distinguida com vários prémios nacionais e internacionais, Conceição Evaristo foi agraciada, em 2023, com o Prémio Juca Pato de Intelectual do Ano.
Da programação do FESTLIP 2023 destaca-se, no dia 2 de dezembro, o espetáculo "O canto das sereias". Dirigido por Tânia Pires Abrão, com dramaturgia de Marcia Zanelatto, apresenta um elenco exclusivamente feminino, com atrizes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.
No FESTLIPencontros, será promovido um debate mediado por Monica Klemz, sob o tema “Nem só de cantos e escamas reluzem as sereias”, onde se reúnem a escritora Márcia Zanelatto, a diretora artística do Festival Tânia Pires Abrão, e o elenco da Trupe FESTLIP, Rossana Prazeres (São Tomé e Príncipe), Suelma Mario (Angola), Susana Vitorino (Portugal), Suelma Mario (Angola) e Tidy Rodrigues (Cabo Verde), além das atrizes convidadas Carla Marins (Brasil) e Lucrécia Paco (Moçambique), para dissecar o processo de criação do espetáculo, que capta a essência e a força das mulheres lusófonas. A atriz portuguesa Susana Vitorino integra o elenco deste espetáculo, com o apoio do Camões – Centro Cultural Português em Brasília.
Nesta edição do FESTLIP, serão também apresentados três espetáculos portugueses, com o apoio da Direção-Geral das Artes/Ministério da Cultura de Portugal. No dia 1 de dezembro serão apresentados "Monólogo Sereias do Mar e da Terra", da companhia Teatro Meridional, e "Palco Principal", do grupo SillySeason, e, no programa infantil, a peça "Capuchinho", do TeatroPlage, nos dias 29 e 30 de novembro.
Esta iniciativa conta com apoio do Camões – Centro Cultural Português em Brasília.
Mais informações e programação aqui.