Rio de Janeiro: Exposição “Souto de Moura: Memória, Projectos, Obras”, no Paço Imperial
Descrição
A exposição “Souto de Moura - Memória, Projectos, Obras” inaugura no dia 22 de março 2023, no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, Brasil, onde ficará patente até ao dia 21 de maio de 2023.
Para o Rio de Janeiro foi selecionado um conjunto de obras da importante mostra realizada em 2019, na Casa da Arquitectura em Matosinhos, Portugal, dedicada ao arquiteto Eduardo Souto de Moura.
A curadoria de Nuno Graça Moura procurou destacar um conjunto de elementos de trabalhos relevantes para a compreensão da obra e do método de Souto de Moura nos seus diversos aspectos. Desenhos, anotações pessoais, material fotográfico, fotografias de maquetes e outros documentos serão apresentados rigorosamente conforme constam no arquivo, sem manipulação ou qualquer omissão.
Prémio Pritzker de Arquitetura de 2011 e Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza em 2018, Souto de Moura é um dos mais importantes arquitetos portugueses da atualidade.
No quadro desta exposição, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), em parceria com o Camões – Centro Cultural Português (CCP) em Brasília, promove uma programação paralela para amplificar o debate sobre a obra de Souto de Moura e a importância da preservação de acervos arquitetónicos. Participam desta promoção o CAU do Rio de Janeiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) nacional e o seu departamento do Rio de Janeiro, e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Serão três debates: o primeiro, no dia 22 de março, terá como tema “Memória”.
Andrey Schlee, diretor do departamento de Património Material do IPHAN, Pablo Benetti, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro e o Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, abrem a exposição e o primeiro encontro dedicado ao tema.
Participam, como conferencistas, Nadia Somekh, presidente do CAU/BR, Sérgio Magalhães, presidente do Comitê Executivo do UIA2021RIO, Maria Elisa Batista, presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil, e Jorge Figueira, professor no Departamento de Arquitetura – Universidade de Coimbra.
Nos dias 5 e 19 de abril, respetivamente, às 17h00, decorrem os encontros dedicados a "Projectos" e "Obras", na Sala dos Archeiros, no Paço Imperial.
A apresentação da exposição “Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras” no Paço Imperial resulta de uma parceria do Camões – CCP em Brasília com a Casa da Arquitectura (Matosinhos, Portugal) e com o Paço Imperial.
A exposição conta com o patrocínio da Petrogal (JV Galp | Sinopec) e o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil e do Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro.