Rio de Janeiro: Orquestra Sinfónica Brasileira celebra Portugal
Descrição
No dia 27 de junho de 2022, a Orquestra Sinfónica Brasileira (OSB), sob a direção do maestro português Pedro Carneiro, celebra Portugal, no palco da Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.
O pianista português Bernardo Santos é o solista convidado para este concerto, que integra a Série Mundo, da OSB.
Programa:
Hermeto Pascoal - "Entrando pelos Canos"
Viet Cuong - "Re(new)al"
Berta Alves de Sousa - "Variações sobre uma Cantiga Alentejana"
Camille Saint-Saëns - "Concerto para Piano n.º 5"
Notas Biográficas:
- Pedro Carneiro:
Percussionista, chefe de orquestra, compositor, pedagogo e inventor. É cofundador e diretor artístico da Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP); Notas de Contacto (ensemble inclusivo); Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) e diversos projetos de cunho social, como a Orquestra dos Navegadores - Oeiras (ON).
- Bernardo Santos:
Pianista português, apresenta-se regularmente em concertos a solo, em música de câmara e com orquestra, em salas como a Casa da Música, Convento de São Francisco, Teatro Aveirense e Teatro Rivoli, em Portugal; Sala Cecília Meireles, Teatro Amazonas e Palácio das Artes, no Brasil; Fairfield Halls, Royal Albert Hall e St. James Piccadilly Church, em Londres, National Concert Hall, em Dublin e Tonhalle Düsseldorf, entre muitas outras.
- A Orquestra Sinfónica Brasileira:
Fundada em 1940, a Orquestra Sinfónica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfónicos mais importantes do país. Em 81 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos.