Roma: “António e Cleópatra” no Festival “Short Theatre”
Descrição
De 5 a 15 de setembro de 2018, no Centro Cultural “La Pelanda”, no Teatro Argentina, no Teatro Índia, na Accademia di Spagna e nas Bibliotecas de Roma, teve lugar a 13.ª edição do “Short Theatre”, festival interdisciplinar que questiona as novas linguagens artísticas, além das fronteiras disciplinares, geracionais, geográficas e culturais.
No âmbito do festival, Tiago Rodrigues encenou “António e Cleópatra” peça teatral livremente inspirada no texto de Shakespeare e que ao mesmo tempo se afasta da obra do autor inglês, integrando mecanismos narrativos que dizem respeito à dança, visto que os atores - Sofia Dias e Vítor Roriz - são também bailarinos. A peça esteve patente nos dias 6 e 7 de setembro de 2018,
Plutarco escreveu que, a partir de António e Cleópatra, “o amor passou a ser a capacidade de ver o mundo através da sensibilidade de uma alma alheia”. Misturaram amor e política e inventaram uma política do amor. São uma história de amor histórico. São um romance baseado em acontecimentos reais frequentemente romanceados. Shakespeare ergueu-lhes um monumento verbal que transformou “na verdade mais verdadeira” aquilo que nunca lhes aconteceu. Neste espetáculo, que Tiago Rodrigues escreve e dirige, Sofia Dias e Vítor Roriz são a dupla aqui-e-agora do que eles foram ali-e-então. São e não são António e Cleópatra. São o António a ver o mundo pelos olhos da Cleópatra. E vice-versa. Sempre vice-versa. Vice-versa como regra do amor. Vice-versa como regra do teatro. Este espetáculo é ver o mundo através da sensibilidade das almas alheias de António e Cleópatra.