São Paulo: Cine Lusco-fusco | Tardes de cinema “Comboio de Sal e Açúcar” de Licínio Azevedo
Descrição
A primeira sessão do programa Cine Lusco Fusco – Tardes de cinema no Consulado Geral de 2020 apresentará ao público o filme "Comboio de Sal e Açúcar", do realizador brasileiro Licínio Azevedo, radicado em Moçambique desde 1975.
Realizada pelo Consulado-Geral de Portugal em São Paulo, com apoio Camões, I.P. através do seu Programa de Cinema, a sessão terá lugar no dia 25 de janeiro de 2020, às 16h00, no Consulado-Geral.
Licínio Azevedo, cineasta e escritor, radicado em Moçambique, desde 1978, viveu na Guiné-Bissau, onde trabalhou como jornalista. A sua obra acompanha praticamente desde o início o processo de independência do país. Foi um dos fundadores da produtora moçambicana de cinema Ébano Multimídia. No Instituto Nacional de Cinema de Moçambique, onde trabalhou desde a sua chegada ao país, colaborou com os diretores Ruy Guerra e Jean Luc Godard. Dirigiu filmes de ficção e documentários, preferindo este último género para a narração de histórias do presente, tendo reservado o primeiro para o passado e a memória. Admirador do novo jornalismo norte-americano, já procurava uma perspetiva ficcional nas suas reportagens sobre a guerra na Guiné-Bissau. Posteriormente, como diretor de filmes, passou a abordar a realidade através da ficção, propondo-se a dar estrutura dramatúrgica ao documentário.