São Paulo: Lançamento do "Dicionário da Independência do Brasil. História, Memória e Historiografia"

Calendário
Camões, I.P.
Data
01.09.2022
Localização
São Paulo

Descrição

Integrado no programa multidisciplinar USP Pensa Brasil, que decorre na Cidade Universitária da Universidade de São Paulo, de 29 de agosto a 2 de setembro de 2022, será lançado, no dia 1 de setembro, o “Dicionário da Independência do Brasil. História, Memória e Historiografia”.

Organizado por Cecilia Salles de Oliveira e João Paulo Pimenta, o "Dicionário da Independência do Brasil" é um projeto da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) e da Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) com o apoio do Camões – Centro Cultural Português em Brasília.

No prefácio, o diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin escreve: “A independência do Brasil, marco da formação nacional, será temática continuamente revisitada por nossa sociedade. Cada geração que se encontra com a efeméride da emancipação do país produz sua interpretação sobre o evento, ressignifica os fatos e personagens à luz das preocupações do presente, lançando assim tanto novos sentidos sobre o passado como novos projetos de futuro. A Independência do Brasil que já teve sua versão romântica nos oitocentos, no século XX foi tanto repensada a partir de uma ideia de um Brasil moderno, como questionada por conta do caráter da dependência económica. Em 2022, se a conjuntura da celebração dos duzentos anos de Brasil entrega poucos motivos para a sociedade comemorar, por outro lado, o vigor historiográfico contemporâneo, sustentado por pesquisas que buscam questionar o histórico silenciamento de vozes e de grupo sociais, nos permite almejar a diversidade, em suas múltiplas dimensões, em nossos horizontes de expectativa. O Dicionário da Independência do Brasil surge neste ano de 2022 como a obra mais densa e completa sobre o episódio, representando as ideias e as interpretações de nossa geração sobre a Independência. Uma síntese das contribuições das últimas décadas, que ilumina o papel de um diversificado rol de personagens, de eventos e de localidades neste processo político.”

Mais informações sobre o programa USP Pensa Brasil aqui.