São Paulo: Portugal país convidado de honra na Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Descrição
Portugal é país Convidado de Honra da 26.ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo (BILSP), onde desenvolverá, entre 2 e 10 de julho de 2022, uma intensa programação literária e cultural nos espaços oficiais da Feira e no Pavilhão concebido para o efeito.
A participação portuguesa ocorre sob o mote "É Urgente Viver Encantado", frase da autoria de Valter Hugo Mãe, um dos escritores que integra a comitiva de 21 autores de Portugal, de Países Africanos de Língua Portuguesa e de Timor-Leste, que marcará presença no evento. A eles irão juntar-se dois renomados chefs, Vitor Sobral e André Magalhães.
A presença de Portugal como país convidado ocorre no ano em que se assinala igualmente o bicentenário da independência do Brasil e tem como objetivos essenciais promover os autores portugueses, apoiar a cooperação entre editoras portuguesas e brasileiras, promover áreas adjacentes ao setor do livro, com particular destaque para a indústria gráfica, além de reforçar o conhecimento da cultura literária portuguesa no Brasil e de promover Portugal como destino de múltiplas experiências de turismo literário.
O pavilhão de Portugal, onde será desenvolvida uma programação especial, conta com uma área de 500m2, que inclui um auditório, espaço de encontro por onde passarão os autores portugueses e brasileiros, uma livraria com cerca de 380 títulos de 208 autores, espaço multiusos com exposições e a réplica de um elétríco português ("bondinho", no Brasil), além de uma área destinada a programação infantojuvenil.
Organizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a BILSP oferece uma programação multicultural que mescla literatura, gastronomia, cultura e negócios. Grandes nomes portugueses marcam presença nos espaços oficiais de programação do evento, como no Salão de Ideias, Arena Cultural, BiblioSesc, Cozinhando com Palavras e o Espaço Infantil.
Antes da abertura da Feira será realizado um encontro de negócios, na qual estarão presentes 8 editoras portuguesas que participarão também de iniciativas promovidas no pavilhão de Portugal na BILSP.
Na sessão de abertura, que está agendada para o dia 2 de julho de 2022, está já confirmada a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, bem como do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André.
A organização da presença portuguesa na BILSP esteve a cargo do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), do Turismo de Portugal, da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), entidades que integram o Grupo de Trabalho Interministerial para a organização de Feiras do Livro internacionais, em estreita colaboração com a Embaixada de Portugal no Brasil e com o Consulado-Geral de Portugal em São Paulo.