Vigo: Encontro Chile-Portugal - 50 Anos do Golpe de Estado e da Revolução dos Cravos
Descrição
O Camões - Centro Cultural Português em Vigo apoia a realização do Encontro Chile-Portugal - 50 Anos do Golpe de Estado e da Revolução dos Cravos, que terá lugar no dia 6 de março de 2024, às 10h00, no auditório da Faculdade de Filosofia da Universidade de Santiago de Compostela.
A comemoração dos 50 anos do golpe militar que derrubou o governo de Salvador Allende, no Chile, em 1973, e da Revolução dos Cravos, que pôs fim ao Estado Novo em Portugal, em 1974, constituem duas experiências com um valor histórico inegável. No caso do Chile, o golpe militar representou uma inflexão na trajetória democrática e institucional do país com consequências para toda uma geração.
Desde uma ótica ideológica diferente, os militares portugueses também intervieram na cena política portuguesa, mas, neste caso, com o objetivo de pôr termo à ditadura salazarista, que se estendeu por mais de quarenta anos e que arrastou a nação para uma longa guerra colonial.
Ambos os eventos possuem um caráter marcadamente transnacional, no qual se cruzam atores e dinâmicas da vida social, política e cultural desses anos. Podemos inclusivamente observar, ao fazer o contraste entre as duas experiências, que, enquanto o Chile se via empurrado para uma ditadura militar desde setembro de 1973, Portugal enterrava, pouco depois, o Estado Novo salazarista, abrindo um período de liberdade e de democracia.
Este encontro académico pretende abrir um debate sobre estas questões, trazendo à discussão trabalhos de investigadores e abrindo um espaço de reflexão num momento de especial relevância, a comemoração dos 50 anos destes acontecimentos.
Programa
10h00 Boas-vindas
10h15 Conferência inaugural Un viraje histórico en la Península Ibérica, por María José Tíscar Santiago
11h00 - 12h00 Primeiro painel
Xaquín Bermello Corominas (Universidade de Santiago de Compostela): Máis aló do conflito armado. Liberación e independencia de Guinea Bissau e Cabo Verde despois do 25 de abril (1974-1975).
Gilberto Aranda Bustamante (Universidad de Chile): Influencias latinoamericanas en la revolución de los claveles: La Vía chilena y el Velascato
12h00 - 12h30 Pausa
12h45 - 14h00 Segundo painel
Miguel Alejandro Pérez Cabrera (Universidade de Santiago de Compostela): La izquierda española frente a Chile y Portugal.
Francisco Javier Morales Aguilera (Universidad Autónoma de Madrid): De septiembre a abril. El golpe militar de Chile y la Revolución de los claveles portuguesa bajo la mirada de La Voz de Galicia.
Gonzalo Pérez Méndez (Universidad de Oviedo): Rebeldes en los márgenes. El Frente Patriótico Manuel Rodríguez (autónomo) y las Fuerzas Populares 25 de Abril ante las transiciones democráticas en Chile y Portugal.