Viterbo: Comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa

Descrição

O Departamento de Estudos linguístico-literários, histórico-filosóficos e jurídicos da Università degli Studi della Tuscia e a Cátedra Pedro Hispano do Camões, I.P. juntam-se às celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa a 5 de maio de 2022, data estabelecida em 2009 pela CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), para assinalar a importância deste idioma, um dos mais falados no mundo.

O evento terá lugar no dia 5 de maio de 2022, a partir das 10h00, na Aula Magna do Departamento (Via San Carlo, 32, Viterbo) e vem incluir diversos momentos que pretendem exprimir como esta língua é veículo de tantas culturas diversas. Para mais, o ensino português encontrou na Universidade de Viterbo (um centro privilegiado em Itália) desde 2003, graças à professora Carmen Radulet.

De Portugal virão o poeta Ricardo Marques e João Concha para a apresentação do livro Lucidità, cuja tradução italiana foi feita pelas alunas de mestrado de Língua e Tradução Portuguesa e Brasileira durante o 1.º semestre do ano letivo em curso. Este será o primeiro volume da nova coleção “Pedro Hispano”, projetada pela responsável da Cátedra, professora Cristina Rosa, juntamente com Emanuele Paris, editor da Settecittà.

Deste modo o dia tornar-se-á também ocasião para festejar os 30 anos de atividade desta casa editora de Viterbo, cujo primeiro volume publicado foi La voce e il tempo, modelli storico-letterari della tradizione portoghese do professor Silvano Peloso. Evocando estas três décadas de colaboração e fazendo uma sentida homenagem ao grande lusitanista italiano, serão recebidos a professora Sónia Netto Salomão (Dipartimento di Studi europei, americani e interculturali da Universidade la Sapienza, Roma) e Dino Paris, fundador da editora Settecittà.

A manhã irá terminar com "os acordes de além-mar" do grupo Ipê - Bruna Iodice (viola e voz) e Fabio Falaguasta (viola e cavaquinho) - que propõem uma viagem através dos sons tradicionais da música brasileira, o Samba e a Bossa Nova, interpretando temas de autores como Tom Jobim, Cartola, Chico Buarque, Secos e Molhados no concerto “Cantos do Brasil”.

 

Saiba mais aqui.