Nome | Cátedra Solange Parvaux |
Cidade | Paris |
Universidade | Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3 |
Criação | 2011 |
Diretor | Fernando Curopos |
Docente | Delfina Paula Moreira da Silva |
Morada |
Université Sorbonne - Paris 3
Departamento de Estudos Ibéricos e Latino Americanos |
Contactos |
Tel: 00 33 1 45 87 42 49
Fax: 00 33 1 45 87 48 50
Email: |
Website | http://www.univ-paris3.fr |
A Cátedra de Solange Parvaux
Objectivos
Criada em julho de 2011, na sequência da assinatura de um protocolo de cooperação entre a Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3 e o Camões, I.P., a Cátedra Solange Parvaux visa contribuir para a valorização do estatuto da Língua Portuguesa, através de:
- apoio e promoção de atividades de divulgação da Língua Literatura e Cultura Portuguesa;
- desenvolvimento de iniciativas que possam contribuir para o reforço dos programas de ensino da Língua, Literatura e Cultura Portuguesas, bem como da investigação científica na área dos Estudos Lusófonos;
- formação e atualização de jovens investigadores da Universidade de Paris 3, através da atribuição de bolsas de estudo pelo Camões, I.P.
É, enfim, objetivo fundamental da Cátedra Solange Parvaux a afirmação e reforço em Paris 3 da presença de especialistas de língua portuguesa participando ativamente em projetos coletivos que se prendam prioritariamente com culturas e literaturas de língua portuguesa.
Por seu turno, os projetos científicos da Cátedra enquadram-se nas atividades do Centre de Recherches sur les Pays Lusophones (CREPAL, EA 3421: http://www.univ-paris3.fr/crepal) do Département d'Études Ibériques et latino-américaines da Universidade da Sorbonne-Nouvelle.
O Centro, reconhecido oficialmente em 1997, reúne docentes investigadores e doutorandos das áreas de Estudos portugueses, brasileiros e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, trabalhando igualmente com docentes investigadores e doutorandos provenientes das Universidades de Paris IV, Paris VIII, Brest, Clermont-Ferrand, Lyon, Lille, Pau, assim como de Universidades portuguesas, brasileiras e africanas. Neste âmbito, até 2022, foram realizados 53 colóquios nos últimos anos, entre os quais se destacam:
- Bibliothèques Lusophones / Bibliotecas Lusófonas. Les Républiques des Lettres à l’époque moderne – circulations. Imprimés et manuscrits dans les «nefs» des Indes orientales et occidentales 29 octobre 2019 - 31 octobre 2019;
- 1919-2019: Centenaire de l’Enseignement de la Langue Portugaise en Sorbonne 18 octobre 2019 - 19 octobre 2019;
- Le roman historique en langue portugaise: repenser le XIXe siècle - II 28 novembre 2018;
- Le Portugal dans la Grande Guerre 8 novembre 2018 - 10 novembre 2018;
- Sexe et sexualité: de la pratique sociale à la représentation littéraire 29 août 2018 - 30 août 2018.
A página Web do Camões, I.P. oportunamente anunciará todos os colóquios e iniciativas culturais e científicas beneficiando do apoio da Cátedra Solange Parvaux em Paris 3.
O Nome da Cátedra: SOLANGE PARVAUX
Solange Parvaux foi Inspetora-Geral do Ensino de Português em França, de 1973 a 1997.
Lecionou na Universidade de Argel, de 1965 a 1971, e a seguir na Universidade Paris 3 - Sorbonne Nouvelle, de 1971 a 1981.
Em 1973, Solange Parvaux criou a ADEPBA (Association pour le Développement des Etudes Portugaises, Brésiliennes et des Pays de l’Afrique lusophone). Nesse mesmo ano, o Ministério da Educação Nacional da França encarregou-a de incentivar o ensino da língua portuguesa no ensino secundário.
Ao longo da sua vida obrou com determinação e entusiasmo pela difusão da língua portuguesa e das culturas dos países lusófonos, no quadro associativo e participando de numerosos colóquios nacionais e internacionais: no Senado em 1986, em colaboração com a universidade Paris 3 - Sorbonne Nouvelle: "Les Images Réciproques France-Brésil"; em maio de 1992, na Assembleia Nacional em colaboração com a ADEPBA: "Les Images réciproques France-Portugal". Em novembro de 2005, foi presidente da comissão científica para a organização do colóquio "La mondialisation linguistique, un nouveau regard: la langue portugaise, le Brésil, la lusophonie", no âmbito do evento Brésil/Brésils (AFAA).
Paralelamente, publicou numerosos trabalhos de divulgação da língua portuguesa. Organizou a elaboração do manual de ensino da língua portuguesa para o ensino secundário intitulado "Espaços", com a colaboração de Olga Ballesta, Françoise Beaucamp, et Agnès Levécot (CRDP Bordeaux, 1998). Na coleção "Pocket Langues pour Tous" publicou "Le Portugais tout de suite!" (2003); "Pratiquez le Portugais - Portugal, Brésil, Afrique" (2004); "Contes et chroniques d’expression portugaise - Portugal-Brésil-Afrique" (Bilingue, 2004), com a colaboração de Jorge Dias da Silva e de Jacqueline Penjon; "40 leçons pour parler le portugais" (2006).
O seu último trabalho, "Vocabulaire portugais Portugal/Brésil", com a colaboração de Jorge da Silva e Nina A. Mabuchi, lançado poucos dias antes da sua morte, foi publicado em 2007.
(texto de Agnès Levécot, MCF, EILA, Paris 3)