A Inteligência Artificial (IA) tem o potencial de transformar a educação, tornando-a mais personalizada, eficiente e eficaz. A aprendizagem na sala de aula é apenas uma parte do todo que é a IA na educação, pois os algoritmos continuam a trabalhar para proporcionar a cada aluno tarefas adaptadas ao seu perfil. A educação é a melhor solução a longo prazo para combater os problemas de desemprego relacionados com a integração da IA nas diferentes áreas da sociedade.
Assim, é crucial que os professores tenham acesso a formação relevante sobre a IA para a melhoria educacional, acompanhar e responder às exigências das invenções humanas, bem como auxiliar na compreensão crítica da IA pelas crianças e famílias. O facto de a IA estar na sua infância, não deixa de ser relevante continuar a desenvolver um conhecimento aprofundado, sobre os riscos e as possibilidades, através da formação contínua dos professores.
Julgamos que esta formação ajudará a aumentar a motivação e a consciencialização dos participantes, para tecnologias de IA acessíveis a professores e alunos, mas que revolucionarão a forma de ensinar, aprender e avaliar nas escolas nas próximas décadas. Assim, a IA pode contribuir amplamente para melhorar o ensino e a aprendizagem de línguas, proporcionando novas estratégias e oportunidades. Este curso pode ajudar a atenuar a lacuna existente na formação dos professores sobre a utilização da IA na educação, em particular, nas aulas de línguas.
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Objetivos
- Sensibilizar para a integração da IA nas práticas educativas;
- Explorar os benefícios do uso da inteligência artificial (IA) como ferramenta de trabalho e aprendizagem;
- Definir atividades didáticas mediadas pelo digital com inteligência artificial;
- Integrar a inteligência artificial dentro e fora da sala de aula de línguas;
- Desenhar e elaborar recursos digitais educativos para as línguas como complemento da educação mediados por IA;
- Capacitar os professores para integrar a inteligência artificial de maneira eficaz e ética no ensino de línguas;
- Compreender o papel da IA no ensino de línguas;
- Avançar no desenvolvimento profissional dos participantes e nas competências digitais mediadas por IA.
Organização e metodologia
Sessões síncronas (por videoconferência): Apresentação e exploração dos conteúdos da ação; Realização de atividades teóricas/práticas e jogos baseados em IA; Análise/discussão/reflexão dos recursos criados individualmente ou em grupo e das estratégias e metodologias implementadas e avaliação dos resultados.
O trabalho assíncrono de discussão e partilha dos recursos criados será na plataforma Moodle, supervisionado pela formadora, com reflexões em grande grupo.
Duração
O curso tem uma duração de 50 horas.
Propina
A frequência do curso implica o pagamento de 250 €;
No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do Camões, I.P. a frequência é gratuita.
Avaliação
O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
- Participação ativa nas sessões (Empenho nas atividades propostas síncronas e assíncronas; Capacidade de cooperação e colaboração interpessoais) – 25%;
- Realização de tarefas/atividades práticas | Produção de conteúdos - trabalhos | Experimentação com os alunos | Reformulação (Adequação de conteúdos e saberes ao contexto educativo; Domínio de conhecimentos e estratégias demonstrados) – 60%;
- Reflexão crítica final (Nível de evolução das aprendizagens, refletido na prática letiva) – 15%
Certificação
Acreditação pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, na modalidade de Curso de Formação, em processo.