No campo da Didática da Língua Estrangeira é, hoje, amplamente reconhecido que, no processo de aprendizagem de uma nova língua, para além de proficiência linguística, é necessário promover-se a aquisição de conhecimento sobre o modo como a cultura e a língua se interrelacionam.
De facto, os acontecimentos comunicativos entre pessoas de línguas e culturas diferentes são, muitas vezes, complexos e implicam a mobilização de competências específicas que permitam ultrapassar diferenças e fazer uma interpretação adequada da mensagem e da finalidade da interação. Por esse motivo, a competência intercultural, que se traduz no conhecimento, consciência e compreensão da relação entre "o mundo de onde se vem" e "o mundo da comunidade-alvo", desempenha um papel fundamental e deve constituir um objetivo central do ensino, neste âmbito.
Não obstante, continua a ser dada pouca atenção ao seu desenvolvimento e, embora pareça haver uma tendência crescente para a sua valorização em alguns manuais didáticos recentes, a sua efetiva promoção acaba por estar subordinada ao desenvolvimento de objetivos linguísticos. O ensino da língua, nomeadamente do português, tem sido (e, em muitos aspetos, continua a ser) entendido como um sistema formado por regras gramaticais, cujo conhecimento e domínio constituem requisitos necessários e suficientes para se poder comunicar eficazmente quando, na verdade, não o são.
Partindo de uma revisitação dos princípios da Educação Intercultural, esta formação tem como finalidade clarificar alguns dos seus conceitos fundamentais, mas também propor estratégias e atividades didáticas que contribuam para a formação de falantes não só proficientes, mas também dotados de uma forte consciência intercultural.
Créditos da imagem (gerada através de IA): craiyon.com
Objetivos
Esta formação pretende contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógico-didáticas que permitam aos participantes:
- dominar conceitos centrais do âmbito da educação intercultural e multilingue;
- compreender as inter-relações entre língua, cultura e identidade;
- reconhecer a complexidade dos contextos educativos multiculturais e multilingues;
-
caracterizar a Competência Comunicativa Intercultural (CCI);
-
compreender a importância da CCI no ensino e aprendizagem de uma língua não materna;
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selecionar e avaliar criticamente materiais e atividades para o desenvolvimento da CCI;
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planificar e implementar atividades para o desenvolvimento e avaliação da CCI.
Organização e metodologia
O curso está organizado em três módulos que se centram em conteúdos programáticos específicos.
Cada módulo é realizado com recurso a vídeo aulas, a que se associam diferentes recursos, incluindo textos de apoio e atividades (formativas e de avaliação) que vão sendo propostos ao longo de 12 semanas. Além destes recursos, será frequentemente recomendada bibliografia complementar para consolidação dos conteúdos trabalhados. Todos os recursos são disponibilizados na plataforma de elearning do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
A interação entre os formandos e a formadora decorre de várias formas: por email, em fóruns de discussão (online) e em algumas sessões síncronas, destinadas ao esclarecimento de dúvidas, troca de ideias e apresentação de algumas atividades.
Duração
A ação de formação tem uma duração de 3 meses..
Propina
Avaliação
A avaliação será contínua e a aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores, de acordo com o Despacho n.º 4595/2015, Diário da República, 2.ª Série, N.º 87, de 6 de maio.
Os elementos de avaliação e respetiva ponderação na classificação final a atribuir são os seguintes:
- Três atividades a serem realizadas ao longo do curso – 45%
- Apresentação e discussão de uma planificação na última sessão síncrona conjunta (por videoconferência) – 25%
- Um trabalho escrito final – 30%
Certificação
Esta ação de formação é uma ação acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, na modalidade de Curso de formação, com o registo nº CCPFC/ACC-121159/23, relevando para a progressão em carreira de professores dos grupos 110, 200, 210, 220, 300.