Bruxelas: Lançamento da edição de Banda Desenhada “39”, de Vítor Hugo Rocha
Descripción
No quadro das comemorações do 50.° aniversário do 25 de Abril, o Camões - Centro de Língua Portuguesa em Bruxelas, a Associação José Afonso – Núcleo de Bruxelas e a Bedeteca de Beja/Município de Beja associam-se para publicar “39”, de Vítor Hugo Rocha, com o apoio da Embaixada de Portugal em Bruxelas e do Camões, I.P. no dia 2 novembro 2024, às 15h00.
Os parceiros, empenhados na difusão da cultura portuguesa, reconhecem na densidade do texto e imagens de Vítor Hugo Rocha um merecido preito de admiração a quantos, por força da miséria, da ameaça do recrutamento para uma guerra distante ou por convicção ideológica, decidiram dar os passos decisivos para procurar uma outra vida, deixando para trás, e com quanto sofrimento, a família e tudo o lhes era conhecido.
Em “39”, Vítor Hugo Rocha serve-se da linguagem artística da banda desenhada para deixar memória das condições de vida miseráveis em que o regime mantinha uma parte muitíssimo significativa da população portuguesa. Aqui acompanhamos o início de uma longa viagem, “o salto” do nosso protagonista, que, neste episódio, parte de Salvador de Pedreiro, na região do Minho, e chega a O Rial do Pazo, em Espanha.
Enquanto esperamos para conhecer o desfiar da história de Fernando Lima, recordamos e registamos a nossa homenagem aos portugueses que, procurando uma vida melhor para si e para os seus, contribuiriam simultaneamente para a progressiva abertura do país ao conhecimento de outras realidades, designadamente o progresso humano e social em países democráticos, para cujo desenvolvimento estes homens e mulheres também deram importante contributo.
Sobre o autor
Vítor Hugo Rocha nasceu em Espinho, Portugal, em 1972. É ilustrador e animador/ realizador. Estudou Desenho no Porto, onde vive. Trabalha com o Bap Animation Stúdio onde realizou o filme Das Gavetas Nascem Sons, Troada e o Homem das Pernas Altas. Colaborou, sobretudo, como animador, em vários outros filmes neste estúdio, como Fuligem, Elo ou o Homem do Lixo. O som, a música e a sua sincronia com a imagem animada têm uma presença-chave no seu trabalho, como é possível ver-se no videoclip que realizou e animou para o tema Airport Tunnel da banda Olivetree Dance ou na mais recente parceria com a harpista Angélica Salvi.