Andorra

Cátedras en Andorra.

Sant Julià de Lorià - Cátedra Camões

Nome Cátedra Camões
Cidade Sant Julià de Lorià
Universidade Universidade de Andorra
Criação 2017
Diretores
Miquel Nicolau e Nadia Azzouz
Morada
Cátedra Camões
Universitat d’Andorra
Plaça de la Germandat, 7
AD-600 Sant Julià de Lorià
Principat d’Andorra
Contactos
Tel: (+376) 743 000
Fax: (+376) 743 043
Email: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
 
   

 

Apresentação e Caracterização

A Cátedra Camões, coordenada pelo grupo de investigação em línguas da Universidade de Andorra, tem como principal objetivo o desenvolvimento de projetos de investigação e produção científica no âmbito dos Estudos Portugueses e a sua relação com o Principado de Andorra.

É nesta perspetiva que as áreas de investigação da Cátedra se centrarão preferencialmente no estudo do multilinguismo e políticas linguísticas no Principado de Andorra; nos estudos sobre intercompreensão entre quatro línguas românicas: português, catalão, espanhol e francês; na didática da língua portuguesa e da sua literatura; nos estudos de cultura portuguesa e a relação com Andorra; nas relações entre Portugal e Andorra no âmbito educativo, cultural, político e social; e na sociolinguística da língua portuguesa em Andorra.

A Cátedra conta com um espaço próprio (Aula Camões) nas instalações da Universidade de Andorra, local onde decorreu a assinatura do protocolo de cooperação entre o Camões, I.P. e a Universidade de Andorra, momento que marcou a inauguração do espaço e no qual esteve presente o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

Como afirmou o reitor da Universidade de Andorra e diretor da Cátedra Camões “a criação da cátedra irá melhorar a mobilidade dos estudantes entre a Universidade de Andorra e as universidades de Portugal e de outros países de língua portuguesa e promoverá a criação de estudos e programas conjuntos de formação com universidades lusófonas”.